White Day, o Valentine’s Day “invertido”!

Hoje, 14 de março é celebrado o White Day no Japão, que no idioma nipônico é pronunciado como “Howaito De“. Essa comemoração é feita exatamente um mês após o Valentine’s Day. Mas o que isso significa? Qual a relação entre as duas datas?

 

Para entendermos o white day, é necessário fazer uma breve recapitulada no dia dos namorados japonês. Esse dia é celebrado de forma única no Japão. De forma resumida, a menina tem a ‘obrigação’ de dar um presente para os homens de convívio e afinidade mais próximos, sendo quase que uma tradição, o chocolate. Esse chocolate é dividido em duas grandes categorias: ‘chocolate obrigatório, ou giri choco‘ e o ‘honmei choco ou chocolate para o amor verdadeiro’.

 

 

O presente obrigatório é mais uma lembrancinha, um presente para todos os amigos, parentes próximos etc. O que chama a atenção aqui é o fato de alguém solteiro não ficar “excluído” já que todos, independente do status de relacionamento recebem. Já o honmei choco é um presente muito específico onde a garota escolhe o chocolate com muito afinco. Algumas se dedicam tanto que se sentem na obrigação de produzir seu próprio presente artesanalmente, para aumentar ainda mais sua intenção de presentear seu amor. Esse chocolate super especial, ‘feito à mão’ é chamado tezukuri. Se a moça ainda não tem um namorado, esta data serve como oportunidade para se declarar.

 

Já no White Day, o que ocorre é exatamente o oposto: Os homens que receberam chocolate, tem o dever de retribuir o presente para aquela ou aquelas pessoas que lhe deram um presente.

 

Celebrando o White Day

Como já dito anteriormente, o White Day é comemorado exatamente um mês depois do Valentine’s Day, onde as moças presenteiam os rapazes. O white day pode ser chamado como “Dia do Retorno”, “Dia da Troca”, etc.

 

O primeiro passo para se fazer isso é criar uma lista. Isso mesmo, uma lista. Afinal, são muitos os chocolates ‘obrigatórios’ que um rapaz pode receber. Ele precisa se atentar e lembrar de todos os presentes que ganhou. Em um lado, ele coloca os giri choco, do outro lado, ele lista os honmei choco que recebeu, (caso mais de uma garota tenha declarado o seu amor por ele.

 

White Day lista

 

Na sequência, é necessário fazer uma análise sobre como retribuir cada presente.
Os ‘giri choco’ podem ser retribuídos com algo mais simples, mas ainda assim, é necessário cuidado.

Veja abaixo as “classificações dos presentes”.

  • Chocolate Branco: É o mais comum, significa “Vamos ser amigos”, é o famoso chocolate obrigatório.

 

  • Doces de chocolate (Preto): Gosto de você. É alguém no qual ele tem um carinho especial, mas não quer um relacionamento.

 

  • Cookies e Biscoitos: Também são considerados presentes obrigatórios, só que “mais caprichados”.

 

  • Marshmallows: É a clássica recíproca do honmei choco. É usado para se declarar.

 

  • Outros: Ursos de pelúcia, flores, roupas e outros presentes foram introduzidos posteriormente como forma de carinho especial.

 

  • Lenço branco: É o único presente que uma menina que deu o honmei deseja receber. Este lenço é uma recusa clara e direta. Neste caso, a pobre moça usa o próprio presente como consolo, secando suas lágrimas…

 

  • Balas: Este singelo presente indica que o rapaz é comprometido. É uma recusa justificada.Claro que não é uma regra universal e variações aparecem de acordo com a interpretação de quem deu e de quem recebeu o presente, mas de modo geral, são esses os principais.

 

Com essa troca de presentes, as duas datas “comerciais” (vide post dia dos namorados), tornaram-se grandes tradições, unindo a cada ano novos casais.
E aí, quer saber mais sobre essa data? Segue nossa indicação, aqui.
Não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos!!!!

Você pode gostar...

Comente este post!

%d blogueiros gostam disto: