Tsubasa Imamura, a Japonesa que Canta em Português

tsubasa

É muito gratificante saber que artistas de outros países como Tsubasa Imamura apreciem nossa música e se inspirem para prestar homenagens a nossa pátria amada. O Brasil é conhecido por ser o país bem diversificado em relação à música e a cultura. Apesar de ser conhecido como o país do samba, carnaval e bossa nova, o rock brasileiro também possui grande destaque em outras nações, tendo inclusive artistas mais conhecidos fora do país do que em sua própria pátria. Não é atoa que nosso som é muito apreciado em toda parte do globo, em especial no Japão.

 

tsubasa1

 

Tsubasa Imamura é uma cantora japonesa que interpreta várias músicas de nosso repertório, Rock Pop, MPB e Bossa Nova são os principais gêneros. O detalhe fica para a pronúncia da japa: o sotaque é muito discreto, quando se houve Tsubasa Imarura cantando, até parece cover nacional, tamanha a habilidade da artista. Ela fala pouco em português, mas tem se esforçado muito e por ser convidada frequentemente para fazer shows em nosso país, tem se dedicado ao idioma.

 

“Tenho aulas todos os dias praticamente, pois quero me comunicar abertamente com meus fãs e retribuir todo o carinho que sempre recebo quando vou ao Brasil”

 

Desde 2009 a cantora tem feito de duas a três viagens para o Brasil em busca de material novo.As canções que a japonesa interpreta são em português com arranjos em japonês, trazendo autoridade e autenticidade as suas apresentações. Além disso, Tsubasa Imamura destaca que as músicas presentes em seu repertório não são escolhas aleatórias.

“A juventude brasileira está deixando de lado a boa MPB e o rock nacional que conduziram, com melodias simples e letras ousadas, uma geração inteira de jovens nos anos 80 e 90. Eu gostaria de contribuir, para que, de alguma forma, esse sentimento fosse resgatado”

 

Além disso, possui musicas de sua autoria, estas, em japonês.

O talento dessa japonesa linda não para por aí, além de cantora e compositora, Tsubasa Imamura tem habilidades com artesanato, em específico dobraduras. Ela ensina em alguns vídeos (gravados aqui no Brasil) como fazer alguns origamis. Fora isso, ela também apresenta uma série sobre o Japão em seu canal do YouTube.

 

origamitsubasa

 

Ela encanta cantando de forma simples, apenas voz e violão. Não é preciso muito para ver o seu talento musical com um tom de pop e bossa-nova cantada em português e japonês. Com um jeitinho meigo e alegre, a cantora japonesa Tsubasa Imamura foi ganhando espaço com a produção de covers de músicas brasileiras e com parcerias internacionais. A primeira foi como cantor coreano David Soo Min e mais recentemente com o músico Ivo Pessoa, interpretando a música “Mais uma Vez”.

 

 

Biografia Resumida

Tsubasa Imamura nasceu no ano de 1984, em Kanazawa. Desde pequena era muito tímida,

Tsubasa Imamura começou cedo a carreira. Desde criança já tinha contato com artes como música, pintura e trabalhos manuais. Quando tinha pouco mais de 11 anos, ganhou um violão do pai e começou a ensaiar os primeiros acordes. No colegial formou uma banda com amigos, fazendo shows e participando de concursos nacionais. Tocavam cover de Judy and Mary (que cantou a primeira música-tema do animê Samurai X e tem como vocalista a cantora Yuki). Também interpretavam músicas da Hitomi Yaida (que tem um estilo folk rock), além de algumas músicas originais. Essa banda durou uns dois anos. A partir de então, começou a compor e em 1999 ganhou o prêmio de melhor composição no “Sony Disco en teppo”.

 

“Logo percebi que minha vontade era compor minhas próprias músicas e resolvi participar de um concurso nacional da gravadora Sony”

 

A artista já se apresentou algumas vezes no Brasil, com shows sempre lotados, Tsubasa Imamura, além de cantar músicas de sua própria autoria, nunca deixa de selecionar algumas músicas brasileiras em seus shows.

Seu primeiro álbum foi lançado em 2009, produzido pelo brasileiro Robert Regonati e lançado pelo selo independente D.N.A Rock Cafe. O disco “Ame no yoruni” (Uma noite chuvosa), com melodias cantaroláveis, projetou a carreira da artista no Japão.

Desde então, a cantora cresceu ao nível internacional. De 2009 pra cá, a cantora já apareceu por aqui diversas vezes, quase sempre para participar de festivais e para coletar mais informações sobre os artistas que iria interpretar.

Desde a primeira vez que esteve no Brasil ela já encantou centenas de fãs – que foram se transformando em milhares. Hoje, ela está em turnê por todo o Brasil com apresentações nos palcos dos principais festivais da cultura japonesa.

Com a agenda cheia no Brasil, ela acabou deixando de lado os palcos do Japão, trazendo exclusivamente para o Brasil o lançamento da música “Singular”, cantada em português e japonês.

Tsubasa Imamura e Ivo Pessoa trazem uma nova roupagem para essa canção que ficou conhecida na voz do próprio cantor, e que foi tema da novela Alma Gêmea de Walcyr Carrasco, tocando em todas as rádios pelos quatro cantos do Brasil.

 

Principais Músicas Brasileiras

Atualmente, Tsubasa Imamura possui um repertório amplo de canções que interpreta em português, grande parte visando resgatar as músicas que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90, geralmente grandes clássicos do Rock Nacional. Veja abaixo a lista com as principais canções de seu repertório:

 

 

 

Raul Seixas – Maluco Beleza
Engenheiros do Hawaii – Pra Ser Sincero
Kid Abelha – Amanhã é 23
Cazuza – Codinome Beija-Flor
Legião Urbana – Pais e filhos
Pitty – Você me Adora
Djavan – Te Devoro

 

A cantora até pensa em futuramente fazer a gravação de um CD com essas canções, contudo, por haver modificações de arranjo e de letra, além de acrescentar partes em japonês, a concessão de direitos autorais de tantos artistas fica menos possível e inviável no momento.

Para que conheça um pouco do excelente trabalho da meiga e sensual cantora, veja o vídeo da interpretação da canção Maluco Beleza de Raul Seixas, com direito a trechos em japonês.

 

 

 

 

Composições Próprias

Primeiro CD da cantora Tsubasa Imamura, que impulsionou a carreira da bela cantora da província de Ishikawa na costa leste do Japão. Ame no Yoru ni tem como produtor o músico e produtor Robert Regonati, brasileiro radicado no Japão. Neste trabalho, Tsubasa Imamura mostra seu mundo de uma forma muito simples, mas com uma atmosfera própria.

Músicas como How To Fly – (Sora No Tobikata) embalam suas músicas de autoria própria e pode ser conferida abaixo:

 

Agenda de Eventos

20 de Junho – Brasília (Sesc)
05 de julho – São Paulo (Praça da Liberdade)
11 de julho – Rio de Janeiro (Centro de Referência da Musica Carioca)
18 de julho – Belo Horizonte (Sesc)
25 de julho – São Paulo (Festival do Japão)
2 de agosto – São Paulo (Show especial com convidados mais do que especiais) Bar Noh (Ingressos Limitados)

*Mais informações sobre agenda de shows, eventos e lançamento de produtos podem ser obtidas no Facebook da cantora.

 

 

**Obs: Os textos em itálico contidos neste post são fragmentos de uma entrevista que Tsubasa Imamura deu à BBC no Brasil.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *