Toire no Kamisama – Filme

toire-no-kamisama

O filme Toire no Kamisama tem a história baseada em uma situação parecida com as que estão listadas abaixo:

Alguma vez seus pais já disseram que o coelho da páscoa traria seu ovo de chocolate? Já pediram para que colocasse o seu dente debaixo do travesseiro para que a fada do dente o pegasse e em troca te desse algum dinheiro? Se sim, certamente sua infância foi divertida e você ficava com a ansiedade à flor da pele esperando por aquele momento, não é mesmo? 

 

Introdução

Uemura Kana, é uma cantora (hoje famosa) que começou a fazer sucesso por causa de uma música que ela fez “Toire no Kamisama” que significa Deusa do Banheiro. Você deve estar se perguntando, “Que palhaçada é essa?” ou “Oi? Como assim?” Parece estranho, mas essa música conta a história da vida dela e revela como a “Deusa do Banheiro” a inspirou a seguir em frente e não desistir dos seus sonhos.

Caso goste da resenha, poderá assistir ao filme em seguida!

 

Resenha de Toire no Kamisama

Toire no Kamisama 2

Uemura Kana é a mais nova dos quatro filhos de uma mãe muito ocupada, sempre preocupada com o trabalho e muito desatenta à situações do cotidiano. Kana vive com a mãe pois os pais se divorciaram. Apesar dessa situação, os avós dela sempre estavam por perto para suprir a ausência, principalmente por morarem tão longe dos netinhos: Na casa ao lado!

Então, sempre que se sentia sozinha ou carente, ela corria para casa dos avós.Por ser a mais nova, Kana sempre teve insegurança sobre sua família gostar dela ou não, principalmente se seus irmãos não dessem a atenção que ela esperava, mas isso não interferia em sua alegria. Sempre tentava dar o seu melhor.

Infelizmente, coisas ruins acontecem e a pequena Kana perde seu estimado avô. Por conta disso, sua mãe sugere e irmãos sugerem que ela vá morar com a avó, uma vez que era a mais próxima dos velhinhos.

Apesar disso aumentar a dúvida sobre ser querida ou não pela mãe, ela vai morar com a avó para que sua “obaa-san” não se sentisse solitária.

A partir deste momento, ela começa a viver na casa ao lado e todos os dias vai visitar a sua família. Kana adorava quase tudo na casa de sua avó, a comida, a forma com que era tratada, as acomodações, as boas vibrações, até mesmo concluir os afazeres de casa.

 

Desenrolar do Enredo

Contudo, uma tarefa lhe parecia um tabu: limpar o banheiro. Percebendo isso, sua avó, Uemura Waka decide contar a história da deusa: “Sabia que no banheiro existe uma deusa muito bonita? Se você limpar o banheiro direito, pode se tornar tão bonita quanto uma deusa.” A partir daí a pequena Kana vira uma expert em limpar o banheiro sonhando em um dia realizar um desejo!

Anos depois, já cursando o ensino médio, Kana se vê estudando música, namorando morando com sua avó e ainda sendo uma sonhadora! Dia após dia sua avó atua como uma anciã, dando conselhos sábios a jovem garota e mantendo a ordem na saúde familiar.

Altos e baixos ocorrem na vida de Kana durante o desenvolver de Toire no Kamisama, e agora, mais do que nunca, quer seguir a aclamada carreira de cantora (graças aos incentivos da avó) e se muda de cidade.

Veja abaixo o filme na integra!

 

 

ZONA DE SPOILER

Caso queira conhecer melhor as personagens clique aqui para pular a parte do spoiler.

Neste período, Waka diz a Kana para voltar pra casa somente quando já tivesse com uma música que fosse só dela, que representasse o que ela era. Neste meio tempo, a mãe de Kana ainda está com problemas com relação aos outros filhos e decide sair de casa. A matriarca da família então faz com que as coisas se ajeitem de novo.

 

Dois anos após a saída da casa de sua obaa-san, Kana recebe uma ligação. A avó estava doente. Kana então cumpre a promessa que fez a matriarca da família e canta a música de sua vida “Toire no Kamisama” pela primeira vez.

 

Personagens de Toire no Kamisama

Kana Toire no Kamisama

Nome: Uemura Kana
Características:
Kana é a protagonista da história. Menina insegura sobre si mesma que busca se encontrar dentro da própria família. É a mais nova dos quadro irmãos. Mas tem bom coração e sempre busca ajudar o próximo.

Ela começa a evoluir como pessoa e nos ajuda a entender as sutilezas da vida enquanto amadurece e entende mais de si mesma e das situações que ocorrem ao seu redor.

É a talentosa jovem que aprende o valor de se fazer aquilo que não gosta (neste caso, lavar o banheiro) e nos mostra o quão importante é ter metas na vida e ir em busca delas, mesmo diante de situações tão difíceis.

 

 

 

obaa-san toire no kamisama

Nome: Uemura Waka
Características:

É a avó de Kana, matriarca e porto seguro da família. Basicamente foi a idealizadora da lenda que deu origem a canção Toire no Kamisama e ao drama de mesmo nome. É a fiel incentivadora de Kana.

Neste filme é a pessoa que mais lhe fará refletir sobre as coisas simples da vida, é forte mesmo nos momentos difíceis e serve de inspiração para a vida, simplesmente a mais importante na história. Sempre serena e observadora. Posicionamento impecável quanto as questões de conflito, uma líder nata e que merece destaque!

 

 

 

youko mae kana toire no kamisama

Nome: Uemura Youko
Características:
Mãe de Kana. Youko é uma mulher apaixonada pelos filhos mas tem problemas para expressar seus sentimentos. Devido a vários traumas de vida, é um pouco fechada quanto a isso, o que, inclusive, afeta Kana em sua inconstância e falta de auto confiança.

Dedicada ao trabalho e a dar o que pode aos filhos, mesmo nas dificuldades faz seu melhor. Batalhadora e um pouco “cansada” por sua história de vida é alguém que se deve observar bem no filme e ver em que ponto ela se parece com sua personalidade.

 

 

vovo toire no kamisama

Nome: Uemura Shunji
Características:
Avô de Kana. Apesar da aparição curta, tem grande importância na vida da neta que aprendeu muitas coisas com a ele e, certamente foi de grande influência na vida de sua esposa, Waka. Mesmo depois de seu falecimento, serviu de inspiração para a neta por meio de sua história com a vovó. Gentil, carinhoso e sempre sorrindo é o avô que todo neto gostaria de ter!

 

 

O que eles têm em comum?

Em Toire no Kamisama, quase tudo ocorre dentro da família de Kana e estão buscando o melhor para o próximo. Amam uns aos outros (mesmo que de vem em quando se percam em situações simples e acabam sendo “egoístas”. Afinal, ninguém é perfeito e por isso cometemos erros. Cada um, a sua maneira, nos dão uma lição de vida: atente-se as coisas simples da vida. O que não parece ter valor nenhum, na verdade tem um valor inestimável.

 

O fato de ter que lavar o banheiro, por exemplo: 90% ou mais das pessoas não se agradam em fazer a limpeza, mas 100% das pessoas sempre quer encontrá-lo impecável para usar. Podemos dizer que a limpeza do banheiro é um passo rumo a vida saudável.

 

Se alguém vai na sua casa, pede para usar o banheiro e você o deixou limpo, dirá o caminho com gosto, pois sabe que a pessoa ficará mais a vontade. Agora, se por outro lado estiver imundo, vai dar 1000 desculpas para a pessoa não usar ou vai usar a famosa desculpa “Só não repara a bagunça!”, “Ia lavar pouco antes de você chegar…” e por aí vai.

Considerações Sobre Toire no Kamisama

Se você gosta de histórias baseadas em fatos reais, Toire no Kamisama é para você. Se não aguenta emoções fortes ou se acha que não quer assistir um filme para ficar recebendo lições morais, se não quer refletir sobre atitudes simples do dia a dia, não aconselho que assista.

 

Durante toda a trama você aprende sobre as circunstâncias da vida e a lição que fica é: Não importa se você acredita ou não na tal Deusa do Banheiro, o que realmente vai fazer toda a diferença é a forma com a qual lida com as diversidades.

 

E a vida é feita de escolhas. As vezes é necessário perder para ganhar, deixar aquilo que se ama ir embora (por alguns instantes) para que alcance seus objetivos. Parafraseando a história do filme em uma frase: Tenha um objetivo em mente e não saia do foco!

 

Claro que não podia faltar um link para a música que deu origem ao filme, logo, acompanhe a música clicando aqui.
Divirta-se e até a próxima!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *