Shokugeki no Souma – Resenha

Shokugeki no Souma

Se você ama a culinária japonesa este post será uma viagem gastronômica, repleta de sabores. Shokugeki no Souma é um anime sensacional que vai mexer com seu estômago e aguçar seu paladar.

Aqui, o que você normalmente encontra em Maid Cafes, não tem espaço, é só alta gastronomia, pratos bem elaborados e que não são alimentos rápidos para um fim de tarde.

 

Sabe aquele ditado em que um dia o mestre é superado pelo aluno? Pois bem: esta é a base de nosso enredo, muito tempo na cozinha…

*** INFORMAÇÃO IMPORTANTE! ***

Se você é aquele tipo de pessoa que sente fome ao ver alguém comendo, não recomendo assistir este anime de barriga vazia.

(Nem recomendamos assistir em família, por ter um conteúdo… digamos que… picante…)

Além disso, ao ver Shokugeki no Souma você aprenderá algumas receitinhas que olha… Oishii¹ é pouco pra tanto sabor!

Claro que, para equilibrar muitos Mazui² serão ditos e tratando-se de gastronomia, sempre haverá um duplo sentido em algumas palavras, contudo, não se preocupe, apenas desfrute das delícias apresentadas.

Está curioso(a) e com água na boca? Então, sem mais delongas, vem com a gente nessa aventura culinária e inspire-se neste mar de sabores e prazeres!

¹Oishii = Gostoso
²Mazui = Nojento / Ruim

A temática ecchi é algo que pode chamar a atenção para uns e não agradar a outros, por este motivo, abaixo da resenha há um trailer do anime, para que você decida se este anime é para você ou não.

Outros animes como Sora no Otoshimono e High School of the Dead também possuem essa temática, ambos abordando temas totalmente diferentes.

O primeiro fala sobre Angeloids enquanto o segundo tem como assunto tema um apocalipse zumbi. 

Sem mais delongas, vamos a resenha!!!

Resenha de Shokugeki no Souma

Souma é um garoto amante da culinária e filho de um chef conceituado na cidade em que vive.

O sonho do garoto é superar o pai e usa o restaurante de seu progenitor como escola de cozinha criando pratos bons e outros nem tanto.

Certo dia, seu pai decide fechar o restaurante, dando um banho de água fria no garoto.

Mas isso não foi de tudo ruim, Souma foi encaminhado para a melhor escola de culinária do Japão, onde somente 10% de seus alunos se formam.

A partir daí, a tragetória de Souma para se tornar um cozinheiro tem seu primeiro passo.

Souma logo percebe que terá dificuldades de relacionamento no local por ser de origem humilde e grande parte dos alunos serem da high society.

A avaliadora é a personagem que mais “dá trabalho” para nosso protagonista.

Veja o 1º Episódio do Anime:

 

Personagens Principais

souma shokugeki no souma

Nome: Yukihira Souma 
Características Marcantes: É o protagonista de Shokugeki no Soma. Ele é o filho de Jouichirou Yukihira , um talentoso cozinheiro e proprietário do Restaurante Yukihira.

Dotado de um ego que não cabe nele, ele se acha, mas com alguma razão por ter um talento bruto a ser lapidado. Sempre otimista e confiante, adora desafios!

Sonha e um dia ser um cozinheiro melhor que o pai.

 

 

 

Shokugeki no Souma Erina

Nome: Erina Nakiri
Características Marcantes: É a antagonista primária de Souma.

Detentora do melhor paladar do mundo, a “Língua de Deus”obteve tal apelido devido ao paladar sensível e incomparável. 

Tem personalidade forte e não gosta de perder. É a melhor de sua turma, sendo uma das 10 melhores da escola em seu tempo.

 

Megumi shokugeki no Souma

Nome: Megumi Tadokoro
Características Marcantes: Megumi é uma garota desajeitada, tímida, pensativa, gentil e honesta que sempre fala com um tom educado. É atraente, não tem muita fé em si mesma mas está sempre disposta a dar o seu melhor para ajudar o próximo.

 

 

O Que Eles Têm em Comum?

Todas as personagens são amantes da culinária e estão dispostos a fazer qualquer coisa para atingir seu objetivo de se tornar um excelente chef de cozinha.

Outro aspecto que une as personagens é a personalidade forte de cada um.

Para finalizar, todos possuem inspirações familiares, ou por serem herdeiros de redes de restaurantes ou pelo fato de querer agradar os pais (ou ainda, superar o pai, como é o caso de Souma).

Shokugeki no Souma mostra também a importância da dedicação àquilo que se deseja. Embora sempre haja disputa entre eles, ainda há um sentimento em comum de conseguir ajudar seu amigo, momento que faz com que a parceria na cozinha traga mais disputa entre os aspirantes a chefe.

 

O Que Esperar do Anime?

Por ser um anime com temática diferente, comida, recomendamos que não assista de barriga vazia.

Certamente, ficará com fome em muitos momentos. Em outros, será melhor que já tenha comido para que não perca o apetite.

Dito isso, espera-se um “Master Chef” em formato de anime, com a estilizada do gênero Ecchi.

Em várias situações haverá demonstrações de prazer com rostos e gemidos constrangedores, logo, não recomendamos que chame a família para assistí-lo no domingo a tarde.

Shokugeki no Souma apresenta o amor pela culinária, não só japonesa, mas mundial, abordando de forma técnica vários conceitos que podem ser aplicados no dia-a-dia.

 

Considerações Finais

É um clichê abordado de forma diferente. Apesar do gênero ser bastante cansativo e constrangedor para uns, vale a pena dar uma chance para o anime e acompanhar a história.

Para quem gosta de cozinhar, Shokugeki no Souma é um prato cheio!

ma forma diferente de avordar um tema tão difundido nos últimos anos, a culinária.

A evolução dos personagens é aceitável e a personalidade de cada um é bem próxima da que percebemos em cozinheiros de verdade, logo, um anime que de fato mostra de forma bastante fiel o cotidiano dos chefs de cozinha.

Claro que, como em todo anime, há seus exageros, (principalmente no que diz respeito aos gemidos das garotas ao consumir cada prato que apetece o paladar).

Tirando isso, super recomendamos este anime para a lista de “Devo assistir ainda hoje”.

E aí, faltou algo que não abordamos, que tal comentar aqui em baixo?

Aproveite e compartilhe esse anime com seus amigos, quem sabe alguns deles ganhem gosto por animes devido a temática?

Até Mais!

Você pode gostar...

Comente este post!

%d blogueiros gostam disto: