Last Updated:

Shigatsu wa Kimi no Uso – Resenha

Categorias Animes Mangás e Games0 comentário
shigatsu-wa-kimi-no-uso

“Shigatsu wa Kimi no Uso” pode ser traduzido como “Sua Mentira em Abril” que tem como temática a música. Desde a abertura até o fim do último episódio há algo que contagia e te faz ao menos pensar na possibilidade de quem sabe, talvez, num futuro não muito distante, aprender a tocar um instrumento ou trocar (caso já tenha essa vivência musical).

 

Apresentação do Anime

Este anime tem como gênero o shoujo escolar mas que toda a trama ocorre fora do perímetro da escola. Temos diversas cenas e acontecimentos na escola, mas como o anime é “musical” as grandes batalhas ocorrem nos palcos.

Embora no título não tenha muita ligação com a história, Shigatsu wa Kimi no Uso certamente é um anime divertido, com várias situações que todo jovem já presenciou ao menos uma vez na vida. Afinal, trata-se de um drama escolar só que voltado para a música. Portanto, se você toca algum instrumento ou gosta de música clássica este anime foi feito pra ti!

As reflexões e lições de vida fornecidas por meio deste anime são tão profundas quanto as que aparecem em Lovely Complex, que também fala sobre os dramas e questões normalmente vivenciadas por adolescentes que estão na fase de descoberta de si próprio.

O enredo do anime oscila entre a vida pessoal, com dramas e amadurecimento das personagens e a vida profissional dos jovens, onde a habilidade musical é notória e digna de um live action – Que por acaso está programado pra ser lançado em Setembro deste ano e você pode conferir a informação com mais detalhes abaixo:

Live action do anime será lançado em Setembro

Shigatsu wa Kimi no Uso – Resenha

shigatsu wa kimi no uso

O anime se passa nos dias atuais e tem como personagem principal Arima Kousen, um jovem pianista que durante toda sua infância foi o melhor, sempre ganhando diversas competições. Ele tinha como inspiração o estado de saúde de sua mãe, que também era sua instrutora e que antes de ficar doente era uma das melhores musicistas do Japão.

Kousen tocava e vencia concursos com o inocente intuito de fazer sua mãe se sentir melhor. Para ele, cada vitória fazia com que sua mãe se alegrasse e consequentemente, tivesse uma melhora no quadro clínico.

Infelizmente, a mãe de Arima veio a falecer e isso fez com que ele desenvolvesse um bloqueio mental no qual era impossível ouvir as notas que ele tocava do piano… Durante a última apresentação que ele fez, parou de tocar e tapou os ouvidos, pedindo por socorro pois não conseguia ouvir…

CALMA!!! Ele não ficou surdo, apenas ia perdendo a habilidade de ouvir as notas quando tocava. Durante a introdução e parte da música, tudo ia bem…mas do meio em diante, não conseguia prosseguir. Com isso ele foi deixando de tocar e ficou ausente dos concursos e competições por longos 2 anos.

Nesse intervalo que ele ficou sem tocar a vida dele era monocromática, sem graça. Mas ele já havia se conformado com isso e seguia feliz com sua condição. Eventualmente tocava, mas não mais em competições.

Tudo mudou quando ele conhece Miyazono Kaori. Uma bela jovem que assim como ele tocava com tudo de si, se entregando de corpo e alma a melodia. Desde o momento em que ele a viu tocar pela primeira vez, a primavera voltou a fazer parte da vida dele, trazendo de volta as cores, o brilho e a vontade de tocar. Kaori o guia nesse caminho de volta aos palcos de forma totalmente desregrada, tocando não como a *partitura queria, mas com sua própria personalidade. A regra e a exceção se encontram para proporcionar você uma experiência musical sem precedentes.

Durante todo o anime, música, sentimento, conflitos, reflexões e muita comédia prendem o telespectador, que fica ansioso para o próximo episódio. Portanto não faltam bons motivos para curtir Shigatsu wa Kimi no Uso.

*Partitura: Em definição de fácil absorção trata-se de um conjunto de linhas com marcações (notações). Essas notações definem que nota deve ser tocada e por quanto tempo cada som deve ser executado. Em outras palavras é a melodia executada pelos instrumentos, só que de forma escrita, como no exemplo abaixo:

shigatsu-wa-kimi-no-uso-exemplo-partitura

 

Elenco Principal Shigatsu wa Kimi no Uso

Ficha Técnica

kousen shigatsu wa kimi no uso

Nome: Arima Kousen

Características marcantes:

Personagem principal do anime. Embora a temática seja musical, todo o enredo é baseado nas características deste garoto. Após o falecimento de sua mãe, que também era sua instrutora de piano, o menino tímido, quieto e extremamente metódico tenta conviver com as sombras de seu passado que o impedem de prosseguir com a carreira de pianista. Kousen é um excelente amigo, embora distraído e quase sempre pensando em canções e melodias. Tenta superar suas frustrações e sempre é tido como referencial de perfeição quando se fala de música.

 

Ficha Técnica

kaori shigatsu wa kimi no uso

Nome: Kaori Miyazono

Características marcantes:

Kaori é a protagonista da trama ao lado de Kousen. Kaori é a responsável por guiar o seu “Amigo A” a voltar para o mundo musical e reassumir a famigerada carreira ou posto de pianista. Com personalidade forte, desconfiada e sempre demonstrando suas emoções sem se importar com a circunstância, é a garota meiga e intensa que tem muita vontade de viver. Dotada de uma sabedoria absurda, suas palavras simples sempre têm grande impacto na vida de quem as ouve.

 

Ficha Técnica

tsubaki shigatsu wa kimi no uso

Nome: Tsubaki Sawabe

Características marcantes:

Tsubaki é a amiga de infância e vizinha do protagonista Kousem. É emotiva e essa palavra resume o que é a Tsubaki. Sempre preocupada em ajudar o próximo, moleca e companheira.

Apesar de também ter seu lado ‘ogro’ e ser conhecida como “a atlética” devido suas habilidades esportivas, tudo o que ela faz é influenciável por suas emoções. Quando está com raiva, mostra o porque a chamam de “gorila”: Geralmente é mais assertiva e violenta quando se exalta. Por outro lado, facilmente deixa transparecer quando está triste ou magoada e suas aptidões relacionadas ao esporte praticamente somem durante este período.

 

Ficha Técnica

watari shigatsu wa kimi no uso

Nome: Ryota Watari

Características marcantes:

Ele é o amigo de Tsubaki e de Kousen. Watari é o típico play-boy mulherengo. Esportista e muito habilidoso no futebol, está sempre se apaixonando por qualquer menina que seja bonita e que demostre algum interesse por ele. Embora suas características deem a impressão se um ser superficial e fútil, Watari sempre dá sábios conselhos para Kousen e é também um sonhador nato!

 

Ficha Técnica

saki shigatsu wa kimi no uso

Nome: Arima Saki

Características marcantes:

Mãe e instrutora de piano do protagonista Kousen. Saki era uma instrutora muito rígida, que exigia nada menos do que a perfeição do seu filho. Embora ela tenha falecido e não tem participação presencial no anime, ela aparece nos pensamentos e lembranças de Kousen o tempo todo. Mesmo sendo violenta e persistente quanto aos estudos do filho, tinha bom coração e fazia isso em prol do futuro do filho. Saki aparece quase que o tempo todo em seus últimos dias de vida, sempre hospitalizada. Poucas lembranças dela em boa forma são exibidas. As aparições “sombrias” fazem com que ela pareça um fantasma na vida do filho.

 

O que eles têm em comum?

Em Shigatsu wa Kimi no Uso, todos os estudantes têm idade média de 14 anos. Estão no auge da adolescência e o que mais encanta (e até assusta) é a maturidade emocional das personagens. Em alguns momentos você esquece que são apenas adolescentes. As citações, a forma que trabalham seus sentimentos e obviamente a habilidade musical está acima de qualquer expectativa.

São apaixonados pela música e estão buscando o melhor de si. São amigos incondicionais que viveram toda uma vida juntos, compartilham suas alegrias e frustrações… Como são jovens, estão aprendendo a lidar com a vida e com o que ela tem a oferecer. Cada um tenta ser o melhor naquilo que faz e isso traz lições importantes para quem assiste o anime ou lê o mangá.

O que esperar do Anime?

Não dá pra começar a falar de Shigatsu wa Kimi no Uso sem comentar do enredo musical. Quem acompanha a trama espera o desenvolvimento musical, a mudança de atitude frente as diversidades e espera-se compreensão do próximo frente algumas diversidades que ocorrem no decorrer da trama.

O que você pode esperar também são revelações de sentimento, afinal, este shounen é um típico exemplo de anime no qual as meninas também se identificam pois a história é curta (22 episódios), há vários laços onde o amor pode surgir e o mais importante, existem duas garotas fortes que demonstram seu amor pelo protagonista o tempo todo. Seja em forma de palavras ou por meio de gestos, isso ocorre e é perceptível o tempo todo.

Em resumo, você pode ter certeza que encontrará nesse anime uma motivação para viver intensamente suas emoções e claro, amar a música. São várias as frases que se repetem ao longo do anime que vão pouco a pouco te levando para o lado reflexivo de sua própria vida.

Considerações Finais

Nem tudo na vida são flores e Shigatsu wa Kimi no uso mostra exatamente isso ao expectador. O personagem principal, Arima Kousen quase não vê o pai (que diga-se de passagem não tenho recordação de tê-lo visto durante o anime), a mãe é falecida e ele vive basicamente com a companhia dos amigos da escola. Lidar com questões emocionais sem um respaldo familiar não é tarefa fácil.

O anime mostra com simplicidade que as palavas têm poder e que a força de vontade pode ser o combustível para que se obtenha o resultado esperado.

Há vários momentos de alegria e momentos de muita tensão e tristeza. Algumas ações são óbvias e até superam o clichê, contudo, outros acontecimentos nos surpreendem, além de nos fazer refletir sobre nossa vida e como resolver alguns problemas.

Assim como Kaichou wa Maid Sama, o enredo é escolar, metade de tudo se passa na escola, mas não é o foco. As músicas de abertura e encerramento dos dois arcos são muito boas ( a ponto de inspirar quem é músico a aprender a tocar essas canções) e o aspecto geral de amor e dúvida típico em animes desse gênero aparecem o tempo todo.

Há sim pontos negativos neste anime, se você procurar outras resenhas verá várias críticas, mas que, no nosso ponto de vista, não tira o ‘glamour’ do anime. daria nota 8 de 0 a 10.
Os pontos negativos não serão pontuados nessa resenha para que não haja spoilers de alguns fatos importantes do anime, mas fica a critério de cada um entender e julgar o anime de acordo com seu gosto pessoal.

Comente este post!