Last Updated:

Setsubun, a Chegada da Primavera

Categorias Locais e Eventos0 comentário
Explorando o Japão setsubun

Enquanto no Brasil o mês de fevereiro tipicamente tem como feriado o Carnaval, no Japão o início do segundo mês do ano trás como principal festividade o Setsubun.

setsubun destaque

Setsubun pode ser traduzido literalmente como “Divisor de Estação”. Nesta ocasião em especial, temos o fim do inverno e é então celebrado o início da primavera. Antigamente, a cada nova estação era considerada um Setsubun no Hi (Dia de divisão de estação). Contudo, a única que foi mantida até os dias atuais é a celebração da primavera. Essa comemoração tem como base o calendário lunar japonês, onde os dias 03 ou 04 de fevereiro marcam o início de um novo ano, conforme este calendário. Além disso há um vínculo religioso com a data.

 

Setsubun e Religião

Por celebrar o início de um novo começo, segundo a tradição japonesa, neste dia, as pessoas tentam livrar-se dos demônios maus do ano passado e desejar boa sorte para o novo ano que se inicia.

Historicamente, acreditava-se que a troca de estações trazia má sorte. Por este motivo, era e é utilizado até hoje grãos de soja torrada e máscaras de Oni (um “tipo” de demônio) para a realização da purificação das casas.

O ritual era simples: O homem da casa ou a pessoa que tinha o signo referente ao ano conduzia a celebração e iam até a porta de suas casas. Outro familiar se caracterizava de Oni. Eles então jogavam a soja nas pessoas adornadas com essas máscaras. Ao descartarem os grãos gritava-se “Uchi wa Fuku, Soto wa On!” Algo parecido com “Que saiam os demônios e que venha a fartura / sorte!” Este ritual é nomeado mamemaki que em tradução livre significa arremessar feijões.

Setsubun texto

Ainda seguindo essa tradição, se você ingerisse a quantidade de grãos de soja torrados referentes a sua idade, espantaria os demônios daquele ano e não ficaria doente.

Além disso, alguns grandes santuários e templos convidam celebridades , atletas e distribuem grãos de soja torrados para o público que se lá se reúnem. Na área ao redor de Tóquio, os eventos realizados no templo de Senso-ji e Takao-san Yakuo-in Temple, em Tóquio e Naritasan Shinshoji Temple em Chiba são famosos, e sempre atraem grandes multidões todos os anos.

Após a realização do que chamamos de “Exorcismo de más energias” é hora de buscar por boa sorte para o ano que se inicia. É neste momento que entra os Ehomaki, também chamados de “Sushis da sorte”. Conforme a tradição, após seguir o rito do mamemaki, é necessário consumir o ehomaki para que se tenha sorte no ano corrente.

O que é Ehomaki?

Ehomaki é um longo rolo de sushi composto por 7 ingredientes. Estes são considerados elementos que trazem sorte. Os ingredientes típicos incluem kanpyo (aparas de cabaça seca), pepino, cogumelos shitake, ovo, enguia e denbu sakura (purê e peixe temperado).

O número 7 é considerado o símbolo da sorte e que é bom para conseguir um negócio próspero e boa saúde.

setsubun ehomaki

 

diferente do tradicional sushi, ele não pode ser cortado e deve ser consumido de forma específica. As pessoas comem o ehomaki estando de frente para uma direção específica (determinada pelo signo do ano), fazendo seus desejos, enquanto se come. Diz-se também que você deve comer ehomaki silenciosamente, sem falar, ou você não pode ter o favor divino. É necessário também que se coma sem perder o contato com o “roll” e, caso isso ocorra, a sorte vai escapar a partir da extremidade de corte.

E aí tem alguma coisa sobre o Setsubun que deixamos de abordar e você gostaria de compartilhar conosco e com os outros usuários? Deixe seu comentário abaixo:

Curta nossa Página no FACEBOOK, siga-nos no TWITTER e conheça nossos painéis do PINTEREST

 

Comente este post!