Explorando o Japão Uniforme Escolar

Seifuku, o Uniforme Escolar Japonês


Quando se pensa em uniforme escolar japonês (feminino), a primeira coisa que vem a cabeça são os uniformes presentes nos animes. Aqueles que parecem roupas de marinheiros, principalmente se você é amante de shoujo (gênero de anime/mangá que tem o maior número de enredo escolar).

Outro fato relevante é que quase sempre nos vem a imagem de uma menina com a saia rodada, meias um pouco abaixo do joelho e quase sempre com um terninho ou algo do tipo.

 

Uniforme Escolar nos Animes

Caso ainda não tenha identificado ou idealizado a importância do uniforme escolar, daremos aqui alguns exemplos de anime que tem boa parte da história rolando dentro da escola:

Death Note, Kaichou wa Maid Sama, Another, High School of The Dead, Inu Yasha, Sakura Card Captors, Sailor Moon, Love Hina, Sora no Otoshimono, Bleach entre muitos outros…

 

Independente do tipo de uniforme, se é curto ou mais longo, se são inspirados em uniformes militares ou mesmo com influências estrangeiras que nos remetem ao estilo High School adotado na Europa e América, o fato é que não há como pensar em anime sem se recordar dessa vestimenta tão característica.

 

 

As meninas, de modo geral são vaidosas e sempre tentam dar o seu melhor e isso é perceptível também em sua maneira de se vestir na escola, que é um ambiente no qual as pessoas estão com foco no aprendizado, mas que não deixam de lado seu cuidado pessoal.

 

Estilos de Uniformes

Se você parar pra pensar, a vestimenta escolar japonesa não difere muito de outros lugares do mundo, o que ocorre é que há uma difusão muito maior da cultura, principalmente por meio de animes e mangás.

 

Outro fato interessante é que existem diferentes versões para o mesmo uniforme. No japão, devido a variação climática (que é frequente) os alunos possuem uniformes de verão e de inverno.

Em várias regiões são adotados suéteres como adicional no verão para compor a vestimenta padrão. Além disso, muitas meninas optam por subir sua saia (fazer o uso como se fossem de cintura alta) para valorização de sua silhueta. Portanto, saibam que o uniforme escolar não é vulgar como mostram em alguns animes e Doramas.

O tamanho é padronizado, sendo o comprimento ideal um palmo acima do joelho.
Segue abaixo alguns exemplos de seifuku de verão e de inverno:

 

 

 

uniforme3

 

 

 

A Importância dos Uniformes

No Japão o uso de uniforme nas escolas sempre foi relacionado a padronização, para melhor identificar os alunos, assim como acontece em outras partes do mundo. Além disso, há um dito popular no Japão que diz “O prego protuberante será martelado.”

Este provérbio está inteiramente ligado as condutas e regras que os nipônicos aplicam dentro de sua cultura, fazendo-os famosos pela rigidez e as vezes até certa frieza quanto as relações sociais. Além disso, o uniforme tem papel importante quanto a questão sócio-econômica dos alunos, onde o status do jovem não é analisado pelas suas vestes, como ocorre no dia a dia.

Vale ressaltar ainda que o uniforme tem como papel indicar para o uniformizado sua posição dentro da sociedade.

Este contexto sobre regras na escola é tão severo quanto as normas empresarias. Para se ter uma ideia há palestras e seminários sobre a importância do uso do uniforme nas escolas (que são obrigatórios da quinta serie ao fim da vida escolar do aluno).
O mal uso do uniforme ou utilização em espaço público pode difamar e prejudicar a reputação da instituição a qual o aluno pertence. Por isso estes seminários são cada vez mais frequentes nos dias de hoje.

História dos Uniformes Escolares

Contudo, os primeiros uniformes escolares não eram nada parecidos como os de hoje.
No final da era Meji, o uniforme era similar a roupa de um samurai, era composto por um quimono e uma hakama, como mostra a imagem abaixo:

Uniforme Era Meji

 

 

Tempos depois, um estilo mais voltado para a cultura ocidental foi adotado. Estes tinham como base o modelo militar do exercito da Prússia, que consistia em uma vestimenta neutra e de blusa com gola alta.

 

Uniforme Gakuran

 

 

Este tipo de uniforme foi amplamente utilizado até 1920. Neste ano, uma escola para mulheres localizada em Fukuoka resolveu adotar o mesmo estilo da marinha britânica.

Segundo relatos da época a diretora da escola havia estudado na Inglaterra, que até então tinha grande poderio naval, o que ajudou e muito na difusão do que mais tarde seria a marca registrada em termos de vestimenta escolar que conhecemos hoje, nos mais diversos modelos e cores. Todos baseados no “Sailor Furu” ou uniforme de marinheiro.

Veja alguns exemplos abaixo:

De modo geral, a sociedade japonesa é bem rígida quanto as regras e em casos extremamente raros é observado o “relaxamento” das normas. Um dos casos mais curiosos e irreverentes quanto ao uso do uniforme é na Escola de Arte de Kazagawaonde os alunos usam uniforme e seguem a risca a cultura tradicional do país.

Contudo, durante sua cerimônia de graduação, o estudante não é obrigado a usar tal vestimenta e mais, tem a liberdade de usar a roupa que quiser. Dá pra acreditar?
Caso não creia, não se preocupe, abaixo há uma sequencia de imagens que mostra exatamente isso. O link acima é o site oficial da instituição que está em Japonês e possui a versão em Inglês.

 

 

 

A influência do Uniforme na Sociedade

Nos dias de hoje, além do ambiente escolar, é muito comum ver os uniformes sendo usados como inspiração para compor o look das amantes do pop, em especial as que adotam pra si o conceito Kawaii, sem esquecer alguns maid cafe que também seguem a mesma tendencia.
No cenário musical é muito comum bandas femininas com a vestimenta inspirada nos emblemáticos uniformes. Scandal e AKB48 são expoentes de peso dessa tendencia.


Saindo do ambiente escolar, o uniforme se torna ainda mais presente, pois nas empresas, indústrias e em qualquer empreendimento há a responsabilidade e o dever de representar corretamente o negócio onde trabalha. O uniforme é uma forma de classificação que pode, em alguns casos, definir seu status social, o local que frequenta, e etc.

 

O uniforme escolar no Japão é tão importante que a partir do ensino médio é tido como objeto de desejo e sinônimo de status. Isso ocorre pois o país valoriza e MUITO a educação como forma de acensão social.

Sendo assim, o jovem que é visto com o uniforme das melhores instituições são vistos como pessoas de melhor chance de crescer profissionalmente  e ser um adulto bem sucedido.

Sabe de mais coisas que não foram citadas aqui? Não esqueça seu comentário!

 

Fontes: Tombow, Pingmag, Old Japan, Aprenda japonês Já


Comente este post!