Randoseru, a Mochila Japonesa

randoseru

Hoje falaremos de um elemento muito conhecido por aqui mas que lá na terra do sol nascente possui um espaço especial dentro da cultura: a Randoseru, ou mochila escolar.

 

Conforme mostramos em nosso post sobre uniforme escolar, a educação no Japão é de alto nível, sendo inclusive, um dos referenciais mais citados dentro e fora do país por estrangeiros quando nos referimos ao arquipélago de ilhas mais populoso do mundo e é impossível falar de escola sem pensar em crianças com mochilas nas costas.

 

Conhecida no Japão como Randoseru, este elemento é um dos mais importantes na vida escolar de quem estuda no Japão, principalmente no ciclo fundamental, que compreende os 6 anos da educação básica.

 

randoseru mochilae

 

Mas qual o valor cultural de um item que muitas vezes passa desapercebido mas que é de fundamental importância para o transporte de todo ou grande parte do material usado na escola?

 

A randoseru é tão especial que é escolhida com muito, muito, mais muito critério. 

Além do vínculo emocional que este simples objeto constrói ao longo da vida escolar, há também a questão financeira.

 

O preço de uma mochila pode ser superior a um salário-mínimo (do Brasil), dependendo de onde se compra e da qualidade. 

Se não bastasse tudo isso, como não podia deixar de ser, a randoseru é um ícone representativo da infância do japonês.

 

Diferentemente no que ocorre em outros países, no Japão a mochila é a mesma para praticamente toda vida escolar do indivíduo (sendo em sua maioria usada no ciclo fundamental). 

É muito mais resistente, é um ícone que representa a cultura, mas seu preço… É proporcional à durabilidade do produto. 

 

 

História da Randoseru

Antes da explicação de onde surgiu a mochila japonesa, é legal saber a origem do nome.
Antigamente, ainda dentro da Era Edo, influenciados por ocidentais, os militares japoneses importaram um tipo de mochila chamada Ransel, que em Holandês significa mochila. Adaptando o nome para o japonês, ransel tornou-se randoseru.

A primeira mochila “inspirada” pelos militares holandeses era feita de pano, na verdade, de um tecido resistente como a lona e tinha aparência bem próxima do que está sendo exibido na imagem abaixo:

randoseru origem

 

A escola primária Tokyo Gakushuin, uma instituição particular de prestígio, propôs a utilização de uma Ransel em 1885, porque os alunos tiveram que ir para Gakushuin à pé, de acordo com a política da escola.

No entanto, ainda não havia algo prático para transportar seus materiais e tudo ela levado na mão. 

A partir deste ano, as crianças passaram a usar esse tipo de “bolsa”, que mais tarde se tornaria a mochila que conhecemos hoje, tornando a vida escolar muito mais prática.

Diz a história que o primeiro-ministro na época, Hirobumi Ito, enviou uma Randoseru como um presente especial para o Príncipe Yoshihito (ainda criança, óbvio) quando entrou no curso elementar em Gakushuin em 1887.

Depois disso a Randoseru foi implantada e popularizado em outras escolas, não só em instituições particulares, mas em toda a rede de ensino, como um ícone representativo de início da vida escolar.

Devido sua durabilidade, tal mochila era dada para a criança no primeiro ano de aula e ela era utilizada durante todo o ciclo fundamental.

A partir de 1950, o Japão tornou a produção desse importante objeto mais sofisticada, alterando as cores, decoração e material de construção da mochila. 

Neste momento da história do Japão, a randoseru já era produzida com material mais nobre, o couro, e virou também artigo de luxo, além de algo “típico de escola”.

 

 

Fabricante de Randoseru

Tsuchiya Bag Co., LTD. É uma famosa fabricante deste tipo de mochila. Lá no site oficial, eles descrevem com riqueza de detalhes como é a produção deste ícone que é valioso não só por sua simbologia, mas pela própria produção que é inteiramente ARTESANAL.

randoseru mochila 2

 

O primeiro passo para fazer uma Randoseru tradicional (de couro) é selecionar os materiais do uso. A partir daí, artesãos especializados habilmente marcam as peças necessárias para fazer uma Randoseru. Depois de serem cortadas usando uma máquina de pressão estas peças são reforçadas com cola antes de serem interligadas a outras peças e formar as partes maiores, que são a parte traseira, a aba de reforço e a divisória.

 

randoseru mochila 3

 

A garantia de 6 ANOS oferecida para cada compra é um verdadeiro testamento para a sua alta qualidade. E no momento em que estas mochilas de alta qualidade tornaram-se conhecidas pelo mundo, deixaram de ser “simples artigos escolares”.

Uma mochila produzida no Japão pode chegar a custar indiscretos 700 dólares.

 

 

Tipos de Randoseru

Devido a alta procura por este artigo não só no Japão, mas em todo o mundo, tal elemento foi sofrendo alterações de acordo com o país que adentrava e mais, ainda foram personalizadas por empresas focadas no ramo da moda trazendo alta lucratividade para os fabricantes.

 

randoseru mochila

 

A Randoseru nos Animes

Apesar de grande parte dos animes do “estilo” shoujo terem como ambientação o espaço escolar, a mochila é um detalhe que 97% das pessoas nunca reparam enquanto assistem / leem sobre sua história favorita.

Um fato curioso é que apesar de ser considerada ícone cultural, a randoseru foi representada em sua forma mais clássica em poucos animes.

 

Em sua maioria, por já serem animes destinados ao público jovem, são seguidas as tendências de moda mais contemporâneas, e os animes, doramas e filmes influenciam diretamente no mundo da moda, principalmente quando nos referimos ao Universo Kawaii.

Mostraremos algumas imagens abaixo e depois faremos uma breve descrição sobre quais animes e mangás tiveram esta icônica mochila em evidência:

Invalid Displayed Gallery

 

Podemos citar, por exemplo, Hantaro (que foi televisionado na TV Globinho). Este anime tinha como foco os hamters, logo, não reparar na mochila de Laura não é nenhum “pecado”.

 

Outro anime que também fez parte da infância da galera da década de 90 até meados de 2005 é Sakura Card Captors, (exibido no Brasil pelo Cartoon Network e posteriormente pela TV Globo).

 

 

Considerações Finais

De uso militar a artigo escolar, de elemento cultural ao mundo fashion a randoseru virou “febre” no Japão e é admirada por muitos ao redor do globo. 

Sua importância cultural impulsionou o mundo corporativo e mudou a tendencia do mundo fashion japonês (que diga-se de passagem já começa na escola com os uniformes e agora as mochilas).

 

Caso tenha curiosidade em ver como é a confecção deste valioso patrimônio cultural, assista ao vídeo abaixo e aprenda ainda mais sobre esse objeto simples mas que marca a vida de boa parte da população japonesa.

 

 

 

Você pode gostar...

Comente este post!

%d blogueiros gostam disto: