O que é Kawaii e Seu Impacto na Atualidade 

Alguma vez você já ouviu a palavra “Kawaii”? Parte da cultura pop do Japão usa, por exemplo, quando admiram uma roupa, ou descrevem personagens de mangá, anime ou jogos.

O poder da expressão kawaii é quase místico, influenciando as tendências de negócios e até facilitando a interação humana.

Saiba que essa simples palavra acrescenta um toque especial para a vida cotidiana no Japão e no mundo. 

A Cultura Pop Japonesa

Sabemos que o Japão é berço de várias peculiaridades, sendo um país muito rico culturalmente falando.

Falando da cultura Pop japonesa englobaremos muitas coisas: Moda, Anime, Manga e claro, Música. 

O termo Kawaii está geralmente relacionado ao publico jovem e tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sendo cada vez mais presente, inclusive na vida cotidiana das pessoas e isso não ocorre somente no japão mas ao redor de todo o mundo.

Harajuku (que fica em Tóquio), é famoso por ser um local que reúne pessoas com estilo de moda únicos.

Invalid Displayed Gallery

Esta área é conhecida principalmente como ponto de encontro de adolescentes, e é localização da loja de departamentos Laforet, que trabalha com a maioria das marcas famosas de moda jovem. 

Além disso Laforet é uma rede que possui estabelecimento de proporções memoráveis, conforme pode ser visto abaixo:

Invalid Displayed Gallery

O “Kawaii em Pessoa”

Kyary Pamyu Pamyu, uma das mais famosas representantes do gênero, iniciou sua carreira em Harajuku e rapidamente chegou ao estrelato.

Invalid Displayed Gallery

Depois que teve uma foto divulgada por acaso em uma revista, ela se tornou uma modelo. 

Atualmente sua popularidade se espalhou por todo o japão e já está amplamente conhecida em todo o mundo.

A artista estreiou na música em 2011. Ela sempre defendeu o estilo próprio da cultura pop e sonha em um dia popularizar o estilo de vida da cultura pop não só em Harajuku mais em todo o Japão e no mundo.

Atualmente, Pamyu já está fazendo sucesso na Bélgica e na Finlândia. No Japão já é uma artista topo de vendas no Itunes.

Afinal, o que é Kawaii? 

Agora que já falamos um pouco do conceito que envolve o termo “Kawaii”, uma das principais personagens que hoje representa essa “Cultura” fica a pergunta: O que é Kawaii? 

Bem, esse é um termo muito abrangente,  utilizado para se fazer um elogio.

Trazendo a expressão para o português, podemos definir kawaii como fofinho, bonitinho, meigo, lindinho e demais expressões de mesmo sentido. 


O Impacto do Kawaii na Atualidade

A palavra surgiu em meados dos anos 70 no Japão dentro das escolas. 

Os alunos com idade entre 12 e 18 anos escreviam de forma muito semelhante as crianças, fazendo alguns desenhos de rostos felizes, sempre bem arredondados junto aos textos, muito semelhante aos emoticons que conhecemos hoje. 

Esse estilo de escrita foi então batizado de “kawaii”.

Com o avanço das tecnologias, a linguagem por meio de figuras voltou a ser tendência e os emoticons se tornaram essenciais para a comunicação.

Para quem chegou a usar o mensageiro instantâneo, MSN, sabe o que é desvendar pictogramas, pois eram tantos emoticons que ficava difícil ler uma frase.

Hoje em dia, redes sociais como Facebook usam esses símbolos como forma de expressão para algum conteúdo postado.

Invalid Displayed Gallery

Kawaii Pelo Mundo

A partir daí, o termo foi ganhando diversos significados, sendo referencia a pessoas tímidas ou com aparência inocente. 

Outra aplicação da palavra é para qualificar as personagens de animes e mangás. 

De modo geral,  usam o termo kawaii para se referir a roupas, animais e até pessoas que julgam ser bonitinhas, fofas, de boa aparência, e está associado a coisas “românticas”, tais como o estilo das roupas das personagens de desenhos, as vocaloids e maids. 

O kawaii é um termo usado da mesma forma que as expressões “cute-cute”, “honey”, “fofis”, “lindinho(a)”. A expressão está associada a cultura “Moe”,  que faz referência a um momento de euforia, alegria ou surpresa inesperada.

Apesar de ser apenas uma palavra, tal expressão possui muito mais poder do que aparenta e sua aplicação excede o Universo Otaku.

Para se ter uma ideia, existe até um “Concurso Kawaii” e, tal evento é Internacional. As regras básicas consistem em criar um personagem próprio baseando-se em vários cosplay formando um estilo único. 

Você pode criar o próprio caso não queira usar alguma inspiração vinda de alguma personagem. O evento ocorre em Tokyo e é transmitido pela TV japonesa.

Além dos Otaku, o conceito kawaii já adentra a vida cotidiana das pessoas no japão de forma direta. 

Desde lojas de artigos infantis até instituições sérias como a polícia tem a influência do kawaii, seja na roupa, nos textos em propagandas e até mascotes.

Além disso, em algumas linhas de trem e de ônibus, temos a presença de envelopamento com desenhos até mesmo nos táxi.

Falando de atitudes Kawaii, temos como principal característica o comportamento infantil. 

Toda e qualquer forma de ação tomada por um indivíduo que soa como “inocente”, com olhar de desamparo (tipo o olhar do gatinho do Shrek) é dado como algo Kawaii.

Hello Kitty e o Kawaii

Continuando com informações ao redor do globo, temos como Simbolo Kawaii a Hello Kitty, rostos de panda ou qualquer imagem que remeta a um bebê ou criança carente. 

Não é possível pensar em algo “Cute” sem mencionar a tão aclamada gatinha. A Hello Kitty possui seu império mas muitos não sabem que Hello Kitty na verdade é uma menina e não uma gata. 

Para aqueles que são super fãs sabem inclusive que ela tem uma gatinha de estimação além de uma irmã gêmea, tem signo e tudo mais.

Isso foi comentado pouco antes da comemoração de 40 anos da “gatinha”. De qualquer forma, é um ícone quando falamos de coisas fofis. 

Essa personagem possui diversos produtos, de objetos de decoração a roupas, de brinquedos a produtos voltados a saúde sexual (camisinhas) SIM, camisinhas da Hello Kitty! ( ¨O¨ ) Veja abaixo:

Saiba mais sobre a HELLO KITTY. 

Para finalizar o nosso post, falaremos sobre a cultura Kawaii no Brasil. Apesar de tímida, até pouco tempo atrás existia um Blog que falava exatamente sobre isso, incluindo eventos. 

Atualmente o foco desse gênero tem sido os eventos de cultura japonesa, sendo os principais os que possuem concurso de Cosplay. Anime Dreams, Festival do Japão e Anime Friends são os que merecem maior destaque.

De modo geral, em São Paulo temos alguns adeptos a cultura e que marcam encontros em diversos locais da cidade. 

Como sempre, a cidade tem como principal polo o Bairro da Liberdade, onde as pessoas geralmente vão para comprar seus acessórios, brinquedos, roupas e aproveitam para comer.

Você pode gostar...

%d blogueiros gostam disto: