Nihonjin no Shiranai Nihongo – Dorama   Atualizado

nihonjin-no-shiranai-nihongo

Conheça Nihonjin no Shiranai Nihongo, que em tradução livre significa O Japonês que os Japoneses não Sabem. Trata-se de um J-drama que é educativo, divertido e que com certeza enriquecerá seu conhecimento acerca do que realmente acontece quando um estrangeiro decide ir a terra do sol nascente e estudar Japonês.

 

Já pensou em aprender a falar japonês sem ter que sair de casa e ainda se divertindo? Alguma vez quis conhecer mais sobre a cultura do Japão mais não sabe por onde começar? Quer saber qual o olhar de um estrangeiro morando no Japão? O que você acha de conhecer de perto como funciona uma escola japonesa para estrangeiros?

 

Para assistir é só clicar no player logo abaixo da resenha!

Introdução

Essa série é inspirada em um mangá, composto por 3 volumes e que fala sobre uma professora genuinamente japonesa que se esforça ao máximo para que seus alunos estrangeiros aprendam de verdade a língua japonesa.

 

O Dorama “O Japonês que os Japoneses Não Sabem” fala principalmente sobre os problemas e as dificuldades em relação à aprendizagem da língua e cultura japonesa.

 

Um fato relevante e que com certeza é um diferencial da série é a diversidade étnica dos personagens, que serve como um estímulo para muitas pessoas das mais diversas nacionalidades quebrarem o tabu sobre a receptividade japonesa e também acompanhar até o fim esse emocionante J-Drama.

 

Grande parte dos personagens principais (os alunos estrangeiros) não são fluentes em japonês, e por este motivo a língua é falada da forma mais compreensível possível e claro, traz o realismo para cada uma das cenas, o que facilita o aprendizado de quem está aprendendo o japonês.

 

O J-drama é tão bem feito que em muitos momentos, você achará que está acompanhando um documentário sobre o estudo do idioma. Vale ressaltar que sempre quando estão em sala de aula, há explicações frequentes em relação à gramática, vocabulário e até Kanji.

 

 

Resenha Nihonjin no Shiranai Nihongo

Nihonjin no Shiranai Nihongo é um dorama que foi televisionado no Japão no ano de 2010. A história é baseada em uma experiência real em uma escola de Japonês na qual fizeram um experimento de intercambio intercultural.

 

Apresenta a realidade dos estrangeiros que vão para o Japão aprender japonês de um modo interessante com a professora que fica confusa com as perguntas feitas por eles. Além dos acontecimentos dentro da escola, ela vai esclarecendo os mal entendidos ocorridos por conta das diferenças culturais.

 

Os costumes e a formação educacional dos japoneses, a língua japonesa que os nativos erram e mesmo aspectos que nem mesmo os próprios japoneses sabem explicar, apesar de a utilizarem cotidianamente.

 

Kano Haruko é uma professora que ainda não possui experiência e que deseja lecionar para o ensino médio. Para que isso ocorresse, ela teria que ajudar Akimoto Kunimo dando aula em uma escola para estrangeiros.

O detalhe é que esta turma é multi étnica, ou seja, várias pessoas das mais variadas nacionalidades reunidas na mesma classe, o que seria um desafio e tanto, já que normalmente os estudantes tem a mesma cultura e falam a mesma língua.

 

Por não estar muito segura e afim de se dedicar com essa turma, ela vai ao primeiro dia de trabalho e chega um pouco atrasada. (Ponto negativo, uma vez que o japonês presa por sua pontualidade e compromisso).

A partir daí começa a trama e para que eu não dê Spoiler sobre as cenas hilárias que estão por vir, por favor, leia este post e assista ao primeiro episódio de Nihonjin no Shiranai Nihongo.

 

Caso queira, poderá acompanhar o dorama em nosso canal do Youtube na Playlist que disponibilizamos (com os Créditos para o Canal de Carlos Frederico, que foi o responsável pelo fornecimento dos vídeos e produção das legendas!
Se quer saber mais sobre o Nihonjin no Shiranai Nihongo, mas está não quer sair desta página, não se preocupe, a playlist também está disponível abaixo:

 

Personagens de Nihonjin no Shiranai Nihongo:

 


Kano-Haruko-nihonjin-no-shiranai-nihongoNome:
Kano Haruko
Idade: 23 anos
Ocupação: Protagonista de Nihonjin no Shiranai Nihongo. Ela é a nova professora de Japonês da escola. É muito atrapalhada e tem dificuldades de liderança, habilidade na qual vai trabalhando ao longo da trama. Certamente arrancará boas risadas do expectador.

 

 

 

Katori Miyuki nihonjin no shiranai nihongo

 

Nome: Katori Miyuki
Idade: 25 anos
Ocupação: Professora de Japonês. Ao contrário de Haruko, esta possui 3 anos de experiência. Também é chamada de professora Catheline.

 

munetaka

Nome: Shibuya Taiyou
Idade: 26 anos
Ocupação:
professor de Japonês e bom em Kendô.

 

 

 

 

 

akimoto

 

Nome: Akimoto Kunimo
Idade: 60 anos
Ocupação: Diretora da escola de Japonês e também responsável por ter indicado Kano Haruko como professora de Japonês.

 

 

 

 

 

Narushi_Ikeda nihonjin no shiranai nihongo

Nome: Takasu Kazuki
Idade: 42 anos
Ocupação:10 anos de experiência como professor de Japonês.

 

 

 

bob

Nome: Bob (também confundido com Akon por 98% das pessoas que assistem esse dorama) hahahaha!
Idade: 24 anos
Ocupação: Estudante. Americano. Foi ao Japão para abrir uma loja de Udon, mas está trabalhando temporariamente em uma loja de Lamen.

 

 

 

 

Paul

 

Nome: Paul
Idade: 25 anos
Ocupação: Estudante. É Inglês e sonha em ser pescador no Japão, mas não gosta de estudar, dedica parte do tempo a vida boêmia.

 

 

 

 

 

Jack

 

Nome: Jack
Idade: 45 anos
Ocupação: Estudante. É um empresário americano. Gentil e formal em suas palavras. É apreciador da cultura tradicional do país,
como a Cerimônia do Chá, por exemplo.

 

 

 

 

Elen nihonjin no shiranai nihongo

Nome: Elen
Idade: 20 anos
Ocupação: Estudante. Sueca e gosta de Ninjas e ama Artes Marciais.

 

 

 

 

 

 

 

Jin li

 

Nome: Jin Li
Idade: 20 anos
Ocupação: Estudante. Chinesa e quer se tornar artista no Japão e ajudar a família.

 

 

 

Daiana

Nome: Daiana
Idade: 22 anos
Ocupação: Estudante. Russa e quer se tornar uma cantora de Enka.

 

 

 

 

 

Luka nihonjin no shiranai nihongo

Nome: Luka
Idade: 19 anos
Ocupação: Estudante. Italiano. Otaku. Aprendeu Japonês através de Animes e Mangás.

 

 

 

 

 

 

 

Mary Nihonjin_no_Shiranai_Nihongo

Nome: Mary
Idade: 52 anos
Ocupação: Estudante. Francesa. Tem uma personalidade gentil e gosta de coisas vinculadas a máfia japonesa (Yakuza).

 

 

 

 

 

wang Nihonjin_no_Shiranai_Nihongo

 

Nome: Wang
Idade: 21 anos.
Ocupação: Estudante. Chinês. Gosta da Daiana. Este é um dos personagens mais engraçados e nos remete a versão chinesa do Nhonho, personagem recorrente no seriado Chaves.

 

 

 

Coisas em Comum

Todos os personagens tem algo em comum: a paixão pela língua japonesa, isso é fato. Embora sejam de culturas e etnias totalmente diferentes, todos os personagens precisam do idioma para alguma coisa. Alguns pra hobby, outros para trabalho.

Trabalho que ajuda nas atividades de sala de aula. Sim, a série conta um pouquinho sobre o trabalho ou atividade que cada um dos estudantes exercem para permanecerem no país. O estudo é um pré-requisito para quem deseja permanecer no Japão por meio do aprendizado do idioma japonês.

Estes estrangeiros são em sua maioria mais velhos que a professora e não entendem o porque que ela é japonesa e não sabe tanta coisa sobre o próprio país.

Obviamente ficam revoltados com certa frequência com ela que não se mostra muito afim de colaborar com os estudantes que dependem de suas notas para permanecer no Japão. Trabalho e notas boas são as principais coisas que unem essa galera e que conta como característica em comum.

 

 

Nihonjin_no_Shiranai_Nihongo_1

 

 

O que esperar do Dorama?

Nihonjin no Shiranai Nihongo é um dorama de 12 episódios super educativo e altamente recomendado para quem está aprendendo japonês, pois vários aspectos da língua são abordados, tais como explicação sobre surgimento dos kanjis, eventos tradicionais da cultura como a cerimônia do chá e o mais importante: a perseverança de um japonês. O indivíduo asiático de modo geral não é inteligente ou bem sucedido à toa.

 

São muitos os motivos que o fazem alcançar seus objetivos. Em Nihonjin no Shiranai Nihongo é claramente perceptível a essência da cultura japonesa, desde atitudes simples como lavar um prato até a forma de falar com as pessoas.

Se você quer aprender mais sobre a cultura do Japão, assista este dorama com um bloco de notas do lado, pois muitas são as dicas para aprendizado do idioma, além de dicas práticas sobre o que geralmente é feito dentro de uma escola para estrangeiros.

 

Se você acha que será algo intra escolar o tempo todo, está enganado, pois assim como nas escolas tradicionais, as escolas para estrangeiros também possuem excursões para vários locais, há comemorações, enfim, muita coisa mesmo sobre a cultura da terra do Sol Nascente.

 

 

Considerações finais

Em primeiro lugar, gostaria de destacar a grande quantidade de coisas que você pode aprender sobre a língua japonesa com este J-drama. Situações do cotidiano são apresentadas, abordadas e esclarecidas a todo momento, de acordo com que os alunos de Haruko apresentam suas dúvidas que muitas vezes não são apenas de estrangeiros, mas também questões que os próprios japoneses tem dificuldade em responder (Por isso o nome de O Japonês que os Japoneses não sabem).

 

Mais do que simplesmente aprender um pouco sobre a língua, Nihonjin no Shiranai Nihongo nos dá a oportunidade de aprender sobre a cultura japonesa e o modo como nós, gaijinpalavra que em tradução livre quem dizer estrangeiro somos vistos nessa cultura.

 

Outro ponto que merece destaque é que a professora Haruko tem uma proximidade com os alunos que normalmente é má vista, pois o sansei deve ser imparcial e não interferir na vida particular do aluno (no Japão). Mas não é bem o que ocorre, uma vez que, de certa forma, eles dependem dela para permanecer no país.

 

Para os profissionais de educação ou pra quem gosta do ambiente escolar de modo geral, fica a dica, recomendo fortemente assistir esse dorama e analisar a forma com que os alunos enxergam o professor, que em muitos casos é estereotipado como o “segundo Google”, tem que saber tudo.

 

Há algo sobre Nihonjin no Shiranai Nihongo que não foi comentado e que você acha que vale a pena contar? Não perca a oportunidade, compartilhe com seus amigos, comente abaixo e não esqueça de visitar e curtir nossa página do Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *