Morre Presidente da Nintendo

destaque-nintendo

É com muito pesar que noticiamos o falecimento de Satoru Iwata, presidente mundial da Nintendo. O executivo faleceu após complicações oriundas de um tumor localizado no ducto biliar. Informações sobre a morte de Iwata foram divulgadas neste domingo em nota oficial pela Nintendo. O acesso ao documento oficial pode ser feito aqui.
Certamente foi uma perda de grande impacto para a indústria dos games, em especial para a Nintendo, que perdeu um de seus maiores nomes.

Satoru Iwata já ocupava o cargo na Nintendo há 13 anos e tinha paixão pelo seu trabalho. Dentre suas ações na companhia colaborou para o crescimento da companhia japonesa sendo um dos principais responsáveis pela estratégia de divulgação do GameCube em 2001, um dos grandes sucessos da empresa na época, que não vinha tendo bons resultados. O faturamento da Nintendo obteve um acréscimo de 40% durante este período.

 

nintendo-presidente2

 

Carreira de Satoru na Nintendo

Iwata estava na Nintendo desde 1983 atuando como freelancer para uma de suas subsidiadas. Foi o quarto presidente da Big N. Vale ressaltar que Satoru foi o primeiro presidente a assumir o cargo não tendo grau de parentesco com a família Yamauchi.

Seu contato com a Nintendo iniciou-se em 1983, quando saiu do colégio e foi trabalhar em período integral para a empresa HAL Laboratory como Coordenador de Produção de Software. Ficou neste cargo até o ano de 1993 quando foi promovido e assumiu a presidência. Durante o período em que trabalhada como Coordenador de Produção de Software, trabalhou em vários jogos, sendo seu trabalho mais importante, os jogos que compõem a série Kirby.

Embora não tenha sido responsável por desenvolver o personagem foi sua a ideia e implementação dos conceitos que fizeram o game se tornar um sucesso. Com muita genialidade, fez o que parecia ser a contramão do caminho a ser seguido nos jogos naquele momento. Ao invés de tentar criar jogos super complexos para fazer com que o público ficasse horas e horas desvendando o que deveria ser feito, apostou no conceito de acessibilidade e simplicidade. Estes foram os elementos matadores do joguinho que era intuitivo e de fácil compreensão do que deveria ser feito. Até mesmo quem não tinha contato com videogame conseguia se divertir com este jogo. O gameplay do jogo pode ser visto abaixo:

 

 

Como presidente da companhia HAL Laboratory Satoru Iwata fazia alguns trabalhos para a Nintendo, ajudando na criação e na aplicação de conceitos nos games da empresa. No ano de 2000, saiu da HAL e adentrou para a parte mais importante de sua carreira até então e se tornou Líder da Divisão de Planejamento Coorporativo da Nintendo.

Não demorou muito para a Nintendo ver o potencial de Iwata. Logo Satoru estava na Big N com uma missão idêntica à que possuía em sua última empresa, criar jogos intuitivos e cativantes para o novo console da companhia, O Game Cube. Obviamente que o trabalho do desenvolvedor foi igualmente bem sucedido e no ano de 2002 assumiu o maior cargo da empresa. o de presidente.

Em uma de suas entrevistas, fez a seguinte citação:

“No meu cartão de visitas eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração eu sou um gamer” – Satoru Iwata

 

Além dessa frase, outra frase marcante de sua carreira, que inclusive lhe rendeu uma série de memes na web foi a “Please undersand”, referencia a uma apresentação na qual disse a seguinte frase:

“Por favor, entenda, eu não estou dizendo que a tecnologia não é importante. Eu entendo que a tecnologia é importante. Mas se estamos focando somente em tecnologia e investindo em uma fábrica de TI para avançar com o processamento de melhor performance, não teremos sucesso .”  – Satoru Iwata

 

nintendo-presidente-meme

 

No ano de 2013, Satoru assumiu o CEO da Nintendo of América, conciliando ainda com o cargo de Presidente Global. Foi neste período que ficou conhecido como um dos CEO mais importantes do mundo, sendo o responsável pelo incrível aumento de 40% no faturamento da empresa em que trabalhava até então.
Se não bastasse essas habilidades, ainda organizou uma série de entrevistas e montou dessa forma o Famoso “Iwata Asks” no site oficial da Big N.

 

 

Breve Biografia de Satoru Iwata

Iwata nasceu em 06 de dezembro de 1959 e cresceu em Sapporo , Japão.
Seu pai era um prefeito municipal. Desde cedo esboçou interesse por tecnologia. Ainda no colégio criou vários jogos de números simples. Além disso, desenvolveu e  fez uso de uma calculadora eletrônica que ele compartilhou com seus colegas de escola. No final do ensino médio, Iwata foi admitido no Instituto de Tecnologia de Tóquio, onde se formou em Ciência da Computação. Enquanto freqüentava a escola, ele fez um trabalho freelance como programador para HAL Laboratory, uma desenvolvedora de jogos que muitas vezes colaborou estreitamente com Nintendo.

 

No tempo em que começou a trabalhar no HAL Laboratory ficou um período sem contado com o pai (especulação), teve seus altos e baixos na carreira, mas nos momentos certos, assumia a responsabilidade e conseguia mostrar o motivo de estar onde estava. Dentre as atividades de mais influência na sua carreira foi a participação em diversos jogos da Nintendo, do NES ao Nintendo DS. Dentre os mais famosos estão Legend Of Zelda, Mario Bros e Pokémon Stadium, além do próprio Kirby, que foi relançado.

 

Sempre visto como homem bem humorado e apaixonado por games Satoru deixa a presidência da Nintendo aos 55 anos, vitima de câncer.
Ainda é cedo para saber quais os rumos da aclamada empresa de games, contudo, Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto são os responsáveis por representar a companhia pelo menos neste primeiro momento.

Você pode gostar...

Comente este post!

%d blogueiros gostam disto: