Last Updated:

Morre Noriyoshi Ohrai, aos 79 anos

Categorias Notícias0 comentário

Quem foi Noriyoshi Ohrai? Qual sua contribuição para o mundo artístico e qual sua importância para o cinema japonês?

Podemos afirmar categoricamente que este nome é estranho pra você e que praticamente ninguém o viu dando uma entrevista sequer, contudo, o trabalho dele é tão famoso quanto as obras nas quais ele ilustrou. Ficou confuso? Não se preocupe, esclareceremos isso nas próximas linhas.

 

 

Noriyoshi Ohrai era um ilustrador que trouxe ao Japão grande notoriedade no cenário artístico e no meio cinematográfico por meio de obras consagradas até hoje como Star Wars, Mad Max, Godzilla, entre outros.
Ohrai certamente era uma pessoa muito exigente consigo mesmo e sua característica mais marcante em todas as suas criações sempre foram: riqueza de detalhes e uso consciente das cores, trazendo o realismo e mais dinamismo às suas obras.

Para ver algumas de suas obras, você pode acessar esta página do Facebook

 

Vida e Obra de  Noriyoshi Ohrai 

Devido sua personalidade não há muitas informações sobre sua vida particular.
Noriyoshi nasceu em novembro de 1935, na cidade de Akashi.
Em 1945 aos 9 anos, mudou-se para o local onde hoje é a Prefeitura de Kagoshima.
O famoso ilustrador japonês iniciou sua vida fora do anonimato ainda jovem, na década de 1970, quando sua dedicação aos detalhes e sua constante aplicação surreal de cores, dando vida as suas criações chamaram a atenção de editoras. No entanto, antes de ser um famoso pintor, Niriyoshi teve seus altos e baixos e algumas mudanças em sua vida.

 

No ano de 1954, aos 22 anos de idade, decidiu iniciar o curso de pintura da  Universidade de Artes de Tóquio, mais conhecida como Gendai, localizada no parque de Ueno. Nesta época, já tinha como especialidade a pintura a óleo. Três anos depois houve a desistência do curso universitário.

 

Em 1960, audaciosamente abriu sua primeira exposição individual de pintura a óleo em Ginza.

 

 

Dois anos mais tarde, já casado com Yasuko Yamada, irmã mais nova de seu amigo, começou a trabalhar como ilustrador para clientes como a Tokyu Agency, fazendo anúncios de jornais e ilustrações de revistas.

 

Depois deste fato, Noriyoshi foi ganhando cada vez mais fama com seus trabalhos relativamente pequenos para editoras locais e exposições pessoais.

 

No ano de 1978 ficou mundialmente conhecido com sua primeira ilustração para Star Wars, feita para Tokuma Shoten Publishing’s “Ketteiban Supesu SF eiga no hon“.
Este foi o momento de ascensão na vida de Ohrai que só teve aumento de repercussão de seu trabalho a cada obra realizada.

 

 

Alguns dos cartazes impressos por Noriyoshi Ohrai que foram exibidas na primeira sala da exposição, incluindo várias B1S de filmes de Godzilla.

 

 

 

 

Vários cartazes impressos que mostram o trabalho de Ohrai para desenvolvedores de jogos e clientes comerciais.

Vários cartazes impressos que mostram o trabalho de Ohrai para desenvolvedores de jogos e clientes comerciais.

Um cartaz para Dragon Quest Fantasia Video (1988) pintado por Noriyoshi Ohrai.

 

 

 

Em Novembro de 2013,  ganhou o Prêmio Cultura Prefeitura de Miyazaki, categoria artes.

 

No mês de fevereiro do ano seguinte, Noriyoshi Ohrai, o ilustrador’ abre no Centro de Arte Miyazaki, a primeira exposição em grande escala nacional de suas obras.

 

 

 

 

 

 

Um grande cartaz anunciando a exposição que cobria as portas para um elevador que leva até Miyazaki Art Center.Um grande cartaz anunciando a exposição que cobria as portas para um elevador que leva até Miyazaki Art Center.

No dia 27 de outubro de 2015, aos 79 anos de idade, Niriyoshi vem a óbito, vitima de pneumonia.

Comente este post!