Last Updated:

Houshi Ryokan – O Hotel Mais Antigo do Mundo!

Categorias Atualidades1 comentário

Pousadas e hotéis têm desempenhado um papel crucial na vida dos viajantes, desde os primórdios da humanidade. Na Europa, acredita-se que essas instalações tenham sido inventadas pelos romanos,  há mais de dois mil anos atrás, mas a maioria deles foram destruídos por catástrofes naturais ou são nada mais do que ruínas. Contudo, existe uma exceção que até parece de história em quadrinhos… Há um hotel que tem resistido ao teste do tempo e de acidentes naturais e, tem recebido turistas de forma ininterrupta, desde sua fundação há 1.300 anos, e continua na ativa até os dias de hoje: O Houshi Ryokan.

O Houshi Ryokan é um hotel e spa de Komatsu, na região de Ishikawa, lugar famoso por fontes termais que refrescam e revitalizam os japoneses há muitos, muitos anos.

O empreendimento que foi fundado no ano de 717, mantém-se na mesma família há incríveis 46 gerações. Tal façanha rendeu ao Houshi Ryokan o título de hotel mais antigo do mundo no ano de 1994, quando foi reconhecido pelo Guinness Book como tal, e aqui você pode aprender mais sobre tudo o que Houshi Ryokan tem para oferecer.

Além de hotel mais antigo do mundo o Houshi Ryokan é também conhecido como empreendimento corporativo mais antigo da humanidade ainda em operação. Tendo em mente que três em cada dez empresas que são abertas não resistem ao segundo ano de vida e declaram falência, é inacreditável que o Houshi Ryokan tenha sobrevivido de maneira excepcional por tanto tempo.

 

houshi-entrada

 

História

A história do Houshi Ryokan começou em 717, quando Taicho Daishi, um dos maiores mestres do budismo na história do Japão, escalou o Monte Hakusan para realizar seus exercícios de treinamento. Conta-se que uma noite, enquanto ele dormia, o espírito da montanha apareceu em seu sonho e lhe falou de uma nascente subterrânea milagrosa, localizada na aldeia de Awazu, localizada a aproximadamente 20 quilômetros da base da montanha. Ele foi instruído a viajar para este lugar maravilhoso e, com a ajuda dos moradores, descobrir a localização da fonte de água quente que iria curar as pessoas de todas as suas doenças.
Sem saber o que o esperava, Taicho Daishi fez o que o espírito da montanha ordenava e revelou ao povo da aldeia de Awazu o tesouro que possuíam mas que até então não faziam ideia que existia.
Para tomar conhecimento de que o local realmente era milagroso, Taicho Daishi solicitou a alguns moradores que encontravam-se doentes que entrassem nas águas mágicas das termas. Surpreendentemente, as enfermidades desapareceram, como num passe de mágica. A partir daí, rumores sobre a fonte milagrosa de Awazu se espalhou por todo a globo e mais pessoas viajaram até lá esperando que eles pudessem ser curadas de suas doenças. Taicho Daishi então ordenou a seu discípulo, Garyo Houshi, para construir um spa em torno da fonte mágica que iria servir o povo para sempre. E de fato, 1298 anos depois, permanece em atividade.

Vale ressaltar que o mundo era um lugar muito diferente quando o Houshi Ryokan abriu suas portas pela primeira vez. No ano de 718, para se ter uma ideia, a influência do império romano ainda dominava a cultura mundial, a invasão árabe pela Europa e Índia estava em seu ápice e ainda era possível encontrar um ou outro ancião que tivesse travado contato pessoal com o profeta Maomé.
Mesmo em meio há tantos fatos e acontecimentos ao longo de sua história, o estabelecimento manteve suas chaves nas mãos da mesma família, chegando hoje em sua 46ª geração.
Obviamente o Houshi Ryokan passou por diversas reformas ao longo do tempo, mas sempre mantendo ao máximo seus ideais.

 

 

Conheça um pouco mais da essência do Houshi Ryokan

 

Abaixo listaremos alguns itens que fazem com que o Houshi Ryokan seja tão famoso desde a antiguidade, em sua fundação até os dias de hoje:

Comida
Ishikawa, parte do antigo território conhecido como Kaga, sempre foi conhecido por sua riqueza de produtos alimentícios finos. No Houshi Ryokan tudo é servido de maneira simples, buscando preservar ao máximo os aspectos de cada tipo de comida, portanto, não há excessos na apresentação da mesma. Dessa forma, se o cliente quer um prato quente, lhe é servido um prato quente, se quer algo que é servido frio, este é apresentado exatamente como foi pedido. Sempre enfatizando e priorizando o uso de produtos da região.

 

 

Spa (Banhos)

Pessoas foram indo para spas para curar suas doenças por um longo, longo tempo. Tradicionalmente, no primeiro dia de spa dentro do Houshi Ryokan, o visitante era banhado duas vezes por dia (manhã e noite). No segundo dia eles eram banhados por três vezes (antes das refeições). No terceiro dia eram quatro vezes (uma vez que antes das refeições e antes de ir para a cama), um padrão que se repetia no quarto dia. No quinto dia, eles eram banhados seis vezes (quatro vezes ao redor do meio-dia e duas vezes à noite). O sexto e sétimo dias seguiam o mesmo padrão do quinto dia, ou seja, cinco banhos ao longo do dia. Este período de sete dias era considerado um ciclo. Depois de um ciclo a doença é considerada enfraquecida (progresso de saúde). Depois de um segundo ciclo ela já é considerada curada. E depois de um terceiro, pensava-se que o corpo tinha se tornado condicionado e muito mais saudável. Em suma, construía um benefício integral à saúde a partir de um “tratamento” no spa, que foi pensado para  21 dias.

 

Quartos
No Houshi Ryokan, os nomes de cada quarto são derivados de Saijiki (um livro de palavras e frases que definem as estações do ano em haiku), um reflexo da visão do Houshi Ryokan é que a vida é uma viagem através das estações. É esperado que o visitante contemple o ambiente tendo uma experiência significativa entre o nome do seu quarto e a época do ano que ele representa. Com isto em mente, foram nomeados os quatro edifícios como Shinshun no Yakata (edifício do início da primavera), Haru no Yakata (edifício primavera), Natsu no Yakata (edifício verão), e Aki no Yakata (edifício outono). O Houshi Ryokan acredita ter escolhido estes nomes para  ajudá-los a viajar ao longo das estações, enquanto desfrutam do conforto do Spa.

Jardins
No Houshi Ryokan, ao longo do ano o jardim é tão reconfortante como a fonte de água quente. É uma descoberta que você dificilmente consegue manter para si mesmo. A Tsukiyama, uma reprodução do Monte Horaisan, a lagoa Shinji, um refúgio para grande carpa, além de  árvores expostas a ventos e neve conseguem trazer a perfeição para a ambientação do local.

Teatro
Na noite do Festival Garyo( em homenagem ao homem que construiu o spa em torno da fonte) , o fluvial e marítimo palco Noh do Houshi Ryokan é lavado à luz de uma fogueira, criando uma atmosfera profundamente sutil. Realizado uma vez por ano, o Festival Garyo é uma experiência para recordar. Noh é uma abreviatura de Sarugaku Noh, que foi desenvolvido pela Kan’ami e refinada por seu filho Zeami no século 14. Incorporando a dengaku (música do campo), que foi muito popular na era Kamakura, kusemai (um tipo de dança), e nobetoshi mai (outro tipo de dança), Sarugaku Noh possui atuação altamente estilizada, com vocalização única e uso extensivo de simbolismo. Os temas são derivados de mitos populares, contos históricos e poesia clássica. Sarugaku Noh tornou-se popular entre os samurais e foi designado como um desempenho formal pelo bakufu de Muromachi (shogunato). Em seguida, ele passou a ser amado por Nobunaga Oda, Toyotomi Hideyoshi e Ieyasu Tokugawa, além de propícia para o evento anual.

Prazer
Mesmo mestres do chá que acreditam que wabi (frugalidade refinada) e sabi (simplicidade rústica) são centrais para a compreensão do significado da vida, dizer que as pessoas devem, ocasionalmente, deixar de lado as formalidades e satisfazer-se em prazer é um dos dilemas do Houshi Ryokan. Abraçar este conceito significa esquecer as nossas vidas corridas por um tempo e fazer um esforço para voltar à essência de quem você é. O Hotel Spa pensa em todos os clientes como iguais, e esperam que o visitante possa compartilhar os bons momentos com todos. Então vá e participe da boa comida, do bom drinque, e da boa música que o Houshi Ryokan tem a oferecer. Afinal eles garantem uma experiência relaxante e agradável.

Essência

Com certeza ainda estão mantendo com muito orgulho tudo contribuiu para a construção de sua história, que se estende por quase 1.300 anos e 46 gerações. Esse orgulho não é baseado simplesmente no fato de ser o hotel mais antigo do mundo, mas na preservação da decisão de trazer uma experiência única a cada visitante do Houshi Ryokan, há muito tempo. E sem deixar de preservar muitas tradições finas, integraram novas maneiras de fazer as coisas, incluindo tecnologias para facilitar a vida de quem se acomoda por lá para criar uma atmosfera harmoniosa e sem costura.

Festivais
Temos abaixo um “guia” dos Festivais que ocorrem em Ishikawa, província onde se situa o famoso hotel spa:
Janeiro
Kansui Aragyo / janeiro 1-2 / Myojo-ji (Hakui-shi)
Kaga Tobi Dezome Shiki / 06 janeiro / Kanazawa-shi
Chiyojo Haiku Karuta Taikai / início de janeiro / Matto-shi
Kaki Festival / 10 janeiro – 31 março / Anamizu-machi
Mensama nento / 14-20 janeiro / Wajima-shi
’96 Kanchu Misogi Festival / janeiro 20 / Wajima-shi
Yukidaruma Week ’96 / 22-28 janeiro / Shiramine-mura

Fevereiro
Amamehagi / 02 de fevereiro / Uchiura-machi
Gogan Shinji (Takewari Festival) / fevereiro 10 / Kaga-shi
Kishu / 11 fev / todas as portas Noto-machi
Bunya Festival / 10 de fevereiro de 11, 17, 18 / Oguchi-mura
Mosso Festival / fevereiro 16 / Wajima-shi
Fukase não Dekumawashi / fim de semana média em fevereiro / Tsurugi-machi

Março
Matouchi Shinji / março 15 / Suzu Santuário (Suzu-shi)
Isaza Festival / 20 março – 20 abril / Anamizu-machi
Heikoku Festival (Festival Oide) / 21 de março / Nanao-shi

Abril
Yabusame Shinji / Abril 3 / Keta Shrine (Hakui-shi)
Wadayama Sakura Festival / abril 15, 16 / Terai-machi
Tomobata Festival / abril 17, 18 / Port of Ogi em Uchiura-machi
Asanogawa Enyukai / abril 22, 23 / Kanazawa-shi

Maio

Kutani Chawan Festival / 03-05 junho / Terai-machi
Seihakusai Festival / 04 junho / Nanao-shi
Otabi Festival / 13- Pode 16 / Komatsu-shi
Okaeri Festival / May 22, 23 / Mikawa-machi
Komatsu Cidade Otabi Festival
Terai-machi Kutani Chawan Festival

Junho
Yamashiro Onsen Shobu-yu Festival / 03-05 junho / Yamashiro Onsen
Katayamazu Onsen Shobu-yu Festival / 04 junho / Katayamazu Onsen
4 Awazu Onsen Shobu-yu Festival / Junho, 5 / Awazu Onsen
Yamanaka Onsen Shobu-yu Festival / 04 junho / Yamanaka Onsen
Hyakuman-goku Festival / 12-14 junho / Kanazawa-shi
Kanazawa City Hyakuman-goku Festival

Julho
Abaré Festival / Julho 7, 8 / Noto-machi
Hakusan Festival / 17 Julho, 18 / Shiramine-mura
Koiji no Hi Festival / 27 jul / Uchiura-machi
Kawachi Senjo Onsen Heian Festival / 29-31 julho / Kawachi-mura
Myosen Taisai (Gojinjo Daiko) / 31 Julho, 01 de agosto / Wajima-shi
Koda no Hi Festival / 31 jul / Notojima-cho

Agosto
Nonoichi Jongara Festival / 1º de agosto de 2 / Nonoichi-machi
Tedori no Hi Festival / Agosto 5, 6 / Kawakita-machi
5 Matto Festival / agosto, 6 / Matto-shi
Suzu Festival / Agosto 6, 7 / Suzu-shi
Ishizaki Hoto Festival / 10 ago / Nanao-shi
Sanno Festival / agosto 10, 11 / Monzen-machi
Ikko Ikki Festival / agosto 13, 14 / Torigoe-mura
17 Tenryo Festival / agosto, 18 / Monzen-machi
Katayamazu Onsen Yu nenhuma Festival / agosto 20-22 / Katayamazu Onsen
Osshobe Festival / agosto 26-28 / Awazu Onsen
Guzuyaki Festival / agosto 27-29 / Kaga-shi
Hassaku Festival / 31 de agosto, 01 de setembro / Togi-machi
Awazu Onsen Osshobe Festival

Setembro
Yanagida Taisai / 16 set / Yanagida-mura
Okuma ko Festival / 20 set / Nakajima-machi
22 Koikoi Festival / Setembro, 23 / Yamanaka Onsen
Karato-san Shinji Sumo / 25 set / Hakui-shi

Outubro
Horai Festival / outubro 2-4 / Tsurugi-machi
Renge-san Ozumo / outubro 17 / Shio-machi

Novembro
Yamanakabushi Utaiyanko / início de novembro / Yamanaka-machi
Idori Festival / 01-07 novembro / Noto-machi
Festival Basho Yamanaka Onsen Zenkoku Haiku Taikai / 05 de novembro (data aproximada) / Yamanaka-machi

Dezembro
Onnemo Festival / 03 de dezembro / Monzen-machi
Aenokoto / 05 de dezembro / Yanagida-mura, Noto-machi
U Festival / dezembro 12, 13 / Nanao-shi

Tudo isso para que o visitante não se sinta dentro do planeta, que ele possa aproveitar ao máximo a estadia como se estivesse em um sonho, no qual não quisesse acordar. Essa experiência é única e deve ser feita ao menos uma vez na vida.

O Houshi Ryokan tem um total de 100 quartos de hóspedes e um “Hanare”, uma residência privada para convidados. Há dois  banhos termais interiores e dois exteriores, cada uma de (interna e externa é somente para pessoas do mesmo sexo. Dois banhos para família também podem ser reservados em particular pelos hóspedes.

Quartos com casa de banho privada e WC estão disponíveis e existem grandes quartos de estilo japonês adequados para quatro ou mais convidados. Os hóspedes dispõem de ‘yukata’ para o relaxamento. Este quimono de algodão é uma maneira confortável de se vestir após imersão na banheira.

O Houshi Ryokan serve café da manhã e jantar, e irá atender a alguns requisitos especiais, como vegetariano ou refeições sem carne de porco. Marisco local é usado em grande parte de sua comida deliciosa. O serviço de quarto é oferecido pelo hotel.

Tudo visa satisfazer totalmente cada cliente. A cerimônia do chá é uma tradicional forma de boas vindas japonesa. Harmonia com a natureza e valorização das trocas de estação do ano é evidente para os hóspedes, e todos os quartos têm sido dado um nome poético.

Uma pousada emmeikaku no jardim está decorado em vermelho verificado padrões da área de Hokuriku.

Há lojas e restaurantes nas proximidades e eles vão buscá-lo a partir da estação ferroviária mais próxima.

 

Abaixo um pequeno documentário sobre o milenar Houshi Ryokan (em inglês):

 

 

 

Localização
Ishikawa do Japão na ilha de Honshu.

Mais informações

Hoshi
Awazu Onsen
Komatsu-shi
Ishikawa-ken 92.383
Ph: 81 761 65 1111
Fax: 81 761 65 1115
Website: www.ho-shi.co.jp/jitenHoushi E /
E-mail: [email protected]

Mundial Expeditions
Nível 5, 71 York Street,
Sydney 2000
Ph: 1300 720 000
Fax: (02) 9279 0566
Website: www.worldexpeditions.com
Email: [email protected]

1 ideia sobre “Houshi Ryokan – O Hotel Mais Antigo do Mundo!

  1. Tudo maravilhoso, emocionante. Um dia ainda irei ao Japão, não morrei antes disso. Só falta o principal, dinheiro rsrsrs.

Comente este post!