Henn na, o 1º Hotel Operado Por Robôs


Alguma vez você já assistiu ao filme Eu Robô, protagonizado por Will Smith?
Já se imaginou vivendo em um local onde todos ou a maior parte dos que estivessem ao seu redor fossem robôs?
Pois bem, no Japão é possível vivenciar isso… Há um local chamado Henn na
O ser humano sempre teve muita criatividade para produzir diversas máquinas, em especial no japão que até pouco tempo atrás, tinham os Zoomer (cachorro robô que possui emoções e é capaz de aprender).

No mundo dos Animes, temos por exemplo o “Guiu”, o robozinho que auxiliava Pan, Tranks e toda a turma.

Nos filmes como Eu Robô, anteriormente citado, as máquinas viviam como ser humano…  Na vida real, não tem sido muito diferente…é cada vez mais comum a presença de robôs auxiliando o ser humano em suas tarefas do dia a dia.

Já existem muitos serviços nos quais a presença humana vem sendo substituída por trabalho exercido por máquinas, seja de modo completo ou intermediário (nos casos de acesso remoto) e tem dado certo, inclusive no Brasil.

Nas fábricas de automóveis por exemplo já existem etapas que não necessitam da mão de obra humana, no transporte público já temos o metrô (em São Paulo) operado remotamente e a tendencia é termos cada vez mais a presença deles em nosso dia a dia.

Agora que já tem uma ambientação sobre Robôs no dia a dia, tente imaginar um estabelecimento, em específico um hotel, onde os funcionários são Robôs. Estranho? Saiba que existe um hotel com essas características. Trata-se do Henn na, um empreendimento que faz parte de um parque temático em Sasebo, Japão.

Falando mais sobre o Exótico e tecnológico Henn na, é um hotel de dois andares com 72 quartos. Ele terá robôs pessoais com reconhecimento facial ao invés de chaves nos quartos.

 

Além disso, os robôs estarão presentes em todos os setores do Henn na, Isso mesmo! Pense, a recepcionista é um robô, a faxineira, é um robô, o serviço de quarto é prestado por robô, até mesmo a cobrança de hospedagem e encaminhamento para os quartos serão feitos por eles.

 

 

Hideo Sawada, presidente da Companhia que Idealizou o hotel disse durante uma conferencia que inicialmente 10 robôs com reconhecimento facial estarão trabalhando na inauguração do hotel como robôs pessoais, mas que a longo prazo, mais de 90% dos serviços do hotel serão contemplados por este tipo de robô.

Você deve estar pensando “Nossa, não tem atendimento humano, que povo frio”, “Ah, não sei se eu me sentiria a vontade sabendo que tudo é feito por robôs…”

De acordo com os idealizadores do hotel, a intenção é fazer um atendimento com qualidade, reduzindo custos e aumentando o conforto do hospede. As atividades serão iniciadas com robôs em todos os setores, mas ainda haverá humanos trabalhando em conjunto, por isso, caso resolva visitar o Henn na, não terá problemas de atenção humana.

 

Estima-se que o preço por noite do hotel fique em ¥7000 yen (aproximadamente 59 dólares). Já o quarto de casal teria o preço estimado em ¥9000 yen (cerca de 76 dólares).

O Henn na será inaugurado dia 17 de Julho deste ano, contudo, apenas com 50% de sua capacidade total. A outra parte do hotel que também possui 72 quartos ainda não tem data estipulada para inicio das atividades mas certamente terá início somente em 2016.