Hashi – Palitinhos Orientais

explorando-o-japao-hashi

Qualquer um que gosta de comida japonesa tem o conhecimento do que é o Hashi e para que serve. No entanto, o que muitos não sabem é como utilizar esses palitinhos. Hoje aprenderemos mais sobre a origem desse instrumento utilizado para alimentação mas que virou também ícone de decoração e de representação da cultura nipônica!

 

História do Hashi

hashi-china

 

Você sabia que o Hashi é originário da China?
O nome original, antes de ser levado para o Japão e receber o nome de ‘ohashi’ era Kuai-tzu.

 

Há aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, os chineses utilizavam esses pauzinhos para auxiliar na manipulação dos alimentos enquanto eram preparados. Tais palitos eram feitos de bambu e tinham tamanho grande o suficiente para manusear o alimento sem que se queimassem ao servir. Neste período, usava-se as mãos para manipular os alimentos em conjunto com a faca de caça.

 

Contudo, entre 1766 e 1122 a.C., durante a dinastia Shang, os chineses passaram a adotar os pauzinhos como talher, pois acreditavam que era falta de educação submeter os convidados a qualquer tipo de esforço durante as refeições, como ter que cortar um alimento, e mais, tal ato era considerado grosseiro. Servir um alimento por inteiro durante as refeições, como um peixe ou frango, por exemplo era inadmissível.
Há um provérbio que ilustra bem essa situação:”Nós sentamos à mesa para comer, não para cortar carcaças”.

 

Outro fator determinante para o uso dos palitinhos como auxiliar na hora de comer se deu pelo fato de que a China teve um aumento exponencial da população e, consequentemente, os recursos naturais já não eram suficientes. Neste período, os habitantes produziam sua própria comida.

 

Para facilitar a alimentação, a comida era partida em tamanhos similares aos dos sushi e sashimi que consumimos hoje, de modo que era mais fácil o transporte e ingestão do alimento, já que estavam separados em pequenas porções.

 

Após o período de escassez, quando  a China voltou a ter boas condições, o uso do hashi já havia sido incorporado a cultura e por isso, foi mantido até os dias de hoje.

 

 

Hashi no Japão

hashi 2

 

 

Em meados do século VII, o kuai-tzu foi levado ao Japão, onde ganhou o nome ‘hashi’ que conhecemos hoje.
No início, os japoneses utilizavam o hashi somente para fazer oferendas às divindades, pois consideravam as mãos  impuras para tocar a comida dos deuses.

 

Com o passar do tempo, também foi incorporado ao dia a dia do japonês, possibilitando o manuseio do alimento de forma mais simples.

 

Há quem diga que a forma com que os orientais utilizam este instrumento para se alimentar muito se assemelha aos pássaros ao alimentar suas crias. Outros ainda dizem que o hashi é muito mais higiênico que garfos e facas, dentre outros motivos, pelo material dos quais são produzidos, (de bambu à plástico, até prata ou marfim).

 

São vários os tipos de hashi e há algumas regras na manipulação do mesmo.

hashi tipos2

 

 

Agora que já vimos como são os hashi em cada país da Asia onde ele é mais presente, vejamos, de modo geral, como se utilizar estes palitos:

hashi japao

 

Caso tenha o interesse em ver um vídeo de alguém que é japonês ensinando o passo a passo de como utilizar o hashi, você pode ver clicando aqui.

 

 

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *