GTO 1998 – Great Teacher Onizuka

Categorias TV e Música0 comentário
GTO 1998

GTO 1998 ou Great Teacher Onizuka é sem dúvidas um dorama que TODO professor deveria assistir.

Para quem gosta da área da educação de modo geral, também vai amar este dorama. Mas não pense que é simplesmente um dorama para reflexão educacional, é um dos mais divertidos que você assistirá na sua vida.

Assim como Nihonjin no Shiranai Nihongo, serve para aprender sobre o sistema de ensino, as dificuldades que alunos e professores e obviamente nos faz refletir sobre o que é educação e qual o papel do aluno e do professor dentro da sociedade.

 

Onizuka é o tipo de professor que todos gostariam de ter, aquele que se arrisca, se dispõe e se compromete com seus alunos e o titulo Great Teacher Onizuka não é para menos…

Para saber mais sobre como funcionam as escolas no Japão, você pode ler nosso post sobre o Sistema Educacional Japonês.

OBS: Após a resenha, você pode acompanhar o dorama NA ÍNTEGRA através do player disponibilizado aqui no blog.

 

Resenha de GTO 1998 (Dorama)

Onizuka Eikichi é um ex líder de gangue de motoqueiros que se formou em uma universidade qualquer e que tem como sonho e objetivo de vida se tornar um professor (uma das profissões mais respeitadas do Japão).

Após ser contratado por uma diretora excêntrica, não recebe apoio de nenhum dos professores e para piorar a situação, é encaminhado para dar aula para a pior turma da escola.

Aos poucos ele tenta convencer cada aluno a mudar de postura dos alunos, mas de maneira totalmente diferente do tradicional.

Os métodos não convencionais de ensino deste professor intriga os outros funcionários que estão sempre tramando algo para tentar fazer com que ele seja expulso da escola.

Os alunos também tentam sabotar o Onizuka e a missão dele é conseguir finalmente realizar seu sonho.

 

 

 

 

Personagens Principais

 

GTO 1998 Onizuka

Nome: Onizuka Eikichi

Características Marcantes: Ex gangster, de personalidade forte, não gosta do senso comum, Onizuka é o protagonista de GTO 1998.

Dotado de um forte senso de justiça, sempre muito bem disposto e de bom humor, não consegue enxergar o lado ruim de uma situação. Se esforça ao máximo para fazer o certo e contagia a todos que têm contato mais próximo.

 

 

GTO 1998 Fuyutsuki

Nome: Fuyutsuki Azusa

Características Marcantes: Bonita e esforçada, é uma das professoras da escola, mas ainda tem muito a aprender sobre o que é educação.

Devido a falta de postura, acaba sendo “capacho” de seus colegas de trabalho. Seu sonho é se tornar aeromoça. Apesar dos pesares, tem bom coração e também possui forte senso de justiça.

É peça principal na trama pois serve como “incentivo” para Onizuka que tem sentimentos por ela. Ambos não se dão bem, mas trabalham bem em equipe.

 

 

GTO 1998 uchiyamada

Nome: Uchiyamada Hiroshi

Características Marcantes: Coordenador da escola, é um homem bravo, mas que já teve dias melhores quanto a sua reputação.

Respeitado por alguns colegas é simplesmente um provedor de recursos em casa, Esposa e filha não ligam para ele e isso acaba abalando seu trabalho. Apesar desta situação, tenta manter o controle da circunstância. 

Preocupado com sua reputação se esforça para um dia assumir a direção do colégio.

 

 

GTO 1998 Akira

Nome: Akira Sakurai

Características Marcantes: Diretora da escola e responsável pela contratação do Onizuka. Apesar de parecer passiva diante das ações, no fundo parece saber o que faz.

Tenta mediar a situação da melhor forma e é a única que de verdade apoia Onizuka. Esta por várias vezes “salva” Onizuka de ser demitido, sendo esta, uma das personagens também de melhor importância.

 

Obs: Os alunos não foram citados pois todos são de muita importância. Cada um deles têm participação relevante em cada episódio.

O amigo de Onizuka, o policial atrapalhado também tem seu valor na série e auxilia em diversas situações.

 

O Que Eles Têm Em Comum?

Todos sem, dúvida possuem personalidade forte, mesmo os que não se posicionam em alguns momentos.

Algo que é comum em todos é que são influenciados por Onizuka. Além disso, possuem vida ativa na escola e possuem sonhos. Alguns mais simples que os outros, mas as personagens de GTO 1998 são inspiradores.

Dos rebeldes aos pacíficos, todos almejam um futuro melhor.

 

 

O Que Esperar do Dorama?

GTO 1998 aborta a temática escolar, tendo como foco a influência do professor na vida do aluno.

Não espere por um conto de fadas onde tudo é belo e que no fim, o bem vence o mal.
Aqui, lições de vida são aplicadas em cada episódio.

Mesmo o protagonista tem pontos a serem trabalhados pois sua prepotência o atrapalha em algumas situações.

Por outro lado, há também o lado humano. Nem tudo pode ser levado a ferro e fogo e ficar restrito as regras impostas. Existem momentos em que é necessário uma outra postura e isso é claramente evidenciado durante toda  a trama.

Lágrimas não faltarão, seja por motivo de tristeza ou de alegria, bem como momentos de reflexão. As risadas não serão esquecidas e a motivação para lecionar vai as alturas com este dorama incrível!

 

Considerações Finais

Todo profissional de educação que se prese terá uma nova visão do que é ensinar após assistir GTO 1998.

Estudantes, evidentemente devem acompanhar a série, mas com certa moderação.

Um dos pontos negativos é a presença de nudez em algumas cenas. (cenas que são vistas pelo professor na TV, já que ele é um entusiasta de pornografia. Não há exibição de sexo explicito, mas isso pode ser um agravante e incomodar quem deseja acompanhar o dorama)

E você? Conhece algum dorama ou filme que aborde a questão da educação no Japão e a influência que o professor tem na vida do estudante? 

Qual a sua opinião sobre GTO 1998? O que te agradou e o que ficou devendo? 

Já assistiu ao Anime ou leu o mangá que originou o dorama?

Comente este post!