Futebol Feminino no Japão

futebol-feminino-japao

Como exceção nos dias de hoje iniciaremos nosso post sobre esportes falando de algo pouco difundido tanto no Brasil como em outros lugares do mundo: O Futebol Feminino. Por falarmos do Japão e sobre sua cultura, este post abordará o histórico do futebol feminino no Japão.

 

 

escudo japao feminino

 

Assim como o futebol americano, no Japão o futebol tradicional (Soccer) é um esporte muito apreciado e popular. Tem destaque para os centros universitários e corporações que há muito tempo têm seus times.

Japan Soccer League é o principal campeonato de futebol na atualidade no país. Contudo, quando se fala de futebol feminino, pouco se ouve falar e pouco se sabe sobre a história. Tanto no Japão quanto no mundo, foram anos e anos para que essa pratica ganhasse reconhecimento e se tornasse uma profissão. Além disso, a difusão deste esporte foi tão ampla no meio masculino que era considerado e ainda é por muitos chamado de “coisa de homem”.

O fato é que entidades de grande influência como a FIFA sempre apoiaram e tentaram divulgar tal atividade (embora não haja o devido investimento mesmo nos dias de hoje).

 

Apresentação

Nadeshiko foi o nome adotado para a seleção japonesa de futebol feminino. Houveram vários outros, mas digamos que o time japonês não tinha qualidade técnica suficiente para herdar o atual nome.
Antigamente o time não possuia tantos conhecimentos técnicos do esporte, por este motivo, não conseguiam ser reconhecidas. Contudo, com a criação da liga nacional em 1989, as coisas mudaram de rumo…
Nadeshiko deriva da expressão “Yamato Nadeshiko” (mulher japonesa com todos os atributos necessários para ser a mulher ideal. Batalhadora, leal, sábia, humilde e com habilidades domésticas são alguns dos principais atributos).

Há também vínculo com a flor de Nadeshiko, que representa a mulher elegante, bem cuidada. Logo, percebe-se o poderio imputado à essas guerreiras dos gramados!

 

Histórico do Futebol Feminino no Japão

Se engana quem pensa que a prática do esporte iniciou-se há pouco tempo… No Japão, o  futebol feminino é praticado pelo menos desde os anos 1920, mas o esporte teve uma grande onda de popularidade somente nos anos 1970. Até aquela época, haviam existido times femininos corporativos ou regionais, mas, em 1979, a Associação Feminina de Futebol foi formada, seguindo um apelo da FIFA para tentar popularizar o futebol feminino.

Somente aí houve o reconhecimento de que mulher também sabia jogar bola e podia viver disso. Somente no ano de 1980, a primeira competição anual foi realizada.

Em 1981, o primeiro “time” nacional foi montado, e, em 1989, uma liga de futebol feminino  foi estabelecida. Em 1991, a seleção jogou na primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA, hospedada pela China. A partir daí, muita coisa tem ocorrido neste universo pouco explorado pela mídia.

 

As Nadeshiko Na Atualidade

A Seleção de Futebol Feminino do Japão ainda partipou de outras quatro Copas, mas a que obteve o melhor resultado, em 2011, quando ganhou o Campleonato em sua 6ª participação em  Copas do Mundo, na Alemanha. Neste mesmo evento a capitã do time, Sawa Homare, também recebeu as honras de maior marcadora de gols e de jogadora mais valiosa.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) votou e escolheu Sawa Homare, como a Melhor Jogadora do Ano, citando suas performances extraordinárias na Copa do Mundo.

No dia 01 de maio deste ano, atualmente com 36 anos, Sawa Homare foi escalada para a Copa do Mundo que ocorrerá no meio do ano. A volante já está completa a 6ª participação em Copas do Mundo .

Falando em Copa do Mundo, segue abaixo a escalação da Seleção Japonesa de Futebol Feminino de 2015.

 

seleção_japonesa
*A imagem acima foi produzida por Tiago Bontempo, do Planeta Fubebol Feminino

 

Na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 que ocorreu no ano de 2010 ficou em 2° lugar.
Fora das Copas do Mundo, o futebol feminino do Japão também conseguiu algumas conquistas:

No ano de 2010, conquistou os Jogos Asiáticos que ocorreu na China (Medalha de Ouro), mas antes disso, já haviam conseguido algumas conquistas:
Medalha de prata: 1990, 1994, 2006
Medalha de bronze: 1998, 2002

– Nos Jogos Olímpicos de 2012, conquistaram a medalha de prata.
– Anterior a isso chegaram a ficar em quarto lugar na mesma competição no ano de 2008.

Na competição conhecida como Universíada conseguiram os seguintes prêmios:
medalha de prata: 2003, 2009, 2011
medalha de bronze: 2005

 

“A Marta” da seleção Japonesa se Aposenta

A lenda do futebol feminino Homere Sawa, a melhor jogadora de todos os tempos do Japão anuncia sua aposentadoria no fim do ano passado, exatamente do dia 17 de dezembro, durante uma entrevista.
Um resumo sobre a história da jogadora que marcou época em seu país, sendo recordista em jogos e gols feitos, pode ser vista no Site do Planeta Futebol Feminino

E aí, sabe mais coisas sobre o futebol feminino do Japão que não foram citadas? Comente!

Você pode gostar...

Comente este post!

%d blogueiros gostam disto: