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Como Obter o Hiragana “Perfeito” – Serie さ

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Aqui estão mais cinco caracteres do silabário, a serie さ(sa) em nosso estudo sobre como obter o hiragana “perfeito”.

Caso não tenha visto ainda os posts anteriores, basta acessá-los abaixo:

Teremos então nesse post os caracteres さ (sa), し (shi), す (su), せ (se), そ (so).

Você pode notar imediatamente que há algo diferente nessa serie e que o caractere し (shi) é um intruso. 

Bem, acredite ou não, mas no japonês o som ‘si’ simplesmente não existe.

Ao comparar os caracteres, verá também que o さ é muito parecido com o き da última serie, mas contendo apenas um traço horizontal ao invés de dois em sua composição.

O さ também pode ser escrito de duas formas, tendo o segundo e terceiro traços juntos dependendo da fonte usada.

Outro caractere bem exótico em relação ao que vimos até agora é o そ. O primeiro traço pode ser conectado ao segundo. 

Em algumas fontes, o primeiro traço nos remete ao acento crase um pouco mais à esquerda. 

Parece ainda ser a forma que usavam pra tirar o excesso da tinta do pincel para prosseguir desenhando o caractere.

Conforme já explicamos anteriormente, escolha sempre a forma que ficar mais fácil e natural pra você.

 

Obs: Em quase todas as series, encontrará um ou mais caracteres que podem ser escritos de forma diferente, dependendo da fonte, assim como ocorre com nosso alfabeto.

 

Conhecendo as “Letras” da Serie さ

さ – Assim como fizemos no き, imagine uma forma ovalada na parte final do segundo traço.

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し- Não faça o し como um anzol ou como alça de um guarda chuva! Você pode evitar esse tipo de erro terminando o traço com um ângulo de 45º, não fechado e com o final para cima.
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す – Assim como no caractere け, esse caractere fica melhor quando o movimento final do último traço tem uma leve curvatura para a esquerda. Além disso, há um ‘loop’ que deve ser feito bem aberto. 

Quando este caractere é escrito à mão pelos japoneses, na maioria das vezes eles exageram nesse famigerado ‘loop’, por este motivo, não se preocupe e capriche no す.

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せ – Não acharam que se livrariam do ‘hane’ na serie さ, né? Para que escreva de forma correta o caractere せ, atente-se ao ‘hane’ do terceiro traço. Note ainda que o primeiro traço não é totalmente reto, ele tem uma leve inclinação para cima.

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そ – Então, para finalizarmos as apresentações desta serie, temos o そ. Este é um caractere dificil de se fazer quando se escreve manualmente. 

Uma coisa que certamente faz a diferença é acentuar a última curva. Imagine nesta parte do caractere um circulo ovalado, mas beeeem gordo.

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Ten-ten na serie さ

Você deve se lembrar que quando você adiciona um ten-ten na serie か, ele passa a ter um som de ‘G’. Deste modo a serie か vira a Serie が.

Agora, pense na relação entre ‘ka’ e ‘ga’ por um momento. Além da vogal ser a mesma, o que os dois sons têm em comum?

‘Ga’ é quase a mesma coisa que ‘Ka’, é apenas mais “suave”.

A língua toca a mesma parte da boca, a única diferença é que em uma delas há menos liberação de ar. E é isso que o ten-ten faz. Por isso chamamos ele de marca de suavização anteriormente.

Sabendo disso, já está quase entendendo o que o ten-ten fará a serie さ. Um duro さ se torna em um suave ざ, um duro せ em um leve ぜ e assim por diante.

Mas e o し? A regra da “marcação de suavização” não se aplica porque o し já é um estranho dentro da serie. Ele acaba se tornando um じ (ji).

Sendo assim, lendo da esquerda para a direita teremos:

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Fique de olho em nossas postagens e não perca nenhuma serie, estamos produzindo um guia prático de exercícios para que estude tudo o que tem aprendido por aqui 😉

 

Matta ne!

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