Como obter o Hiragana “perfeito”? Serie あ

hiragana-serie-a

Neste post, vamos cobrir as 5 primeiras letras do alfabeto básico japonês. Chamaremos essas de Serie あ. 

O hiragana, um dos “alfabetos” da língua japonesa possui 46 caracteres. Pode parecer muito, mas devido ao caractere possuir apenas um som, fica muito mais fácil que o inglês, por exemplo.

 

A medida que avançarmos, adicionaremos as 41 letras restantes, sendo destas, 21 com regras especiais, que explicaremos depois.

Outra observação:  A ordem dos traços ao desenhar os caracteres é MUITO IMPORTANTE.

Conceitos Básicos do Hiragana

De fato, alguns caracteres não ficam bonitos se a ordem dos traços estiver incorreta. Por isso, seremos enfáticos, dando as orientações sobre cada um deles.

Conforme explicamos no conhecendo a escrita japonesa, o hiragana é o sistema de escrita básico japonês, que possui regras diferentes das que usamos no nosso alfabeto.

No português cada letra ocupa um espaço diferente dentro da palavra, por exemplo:

a letra ‘i’ usa menos espaço na linha que a letra ‘o’. Isso não acontece no Japonês. Todas as silabas devem ter o mesmo tamanho, bastando, para isso, desenhar cada caractere como se estivesse num quadrado.

DICA: A partir dessa premissa, indica-se treinar a caligrafia desses silabários usando um caderno quadriculado, afim de manter uma escrita padronizada, bonita e de fácil interpretação.

Os detalhes de cada caractere são importantes para uma escrita coesa e digna de um japonês nativo.

Serie あ – Conhecendo as “Vogais”

No japonês, a ordem do que seriam as vogais aqui pra gente são diferentes.

*Não há vogais e consoantes na escrita japonesa.

Ao invés de seguir a ordem A E I O U, usam A, I, U, E, O.

( a – i – u – e – o)

Neste primeiro momento, cada conjunto apresentado seguira este padrão e os chamaremos de series, sendo esta, a serie .

Repare que no primeiro traço do , há um pequeno sobressalto na ponta. Conforme prosseguirmos, percebera isso em vários dos caracteres.

Esses sobressaltos são chamados de hane em japonês, e a razão de eles existirem é que originalmente, a escrita era feita com pincel e tinta.

Pense que sobressalto é um pequeno rastro da tinta, ao se deslocar o pincel para fazer outro traço ou caractere.

Claro que atualmente, com canetas e aplicativos de textos, isso não é mais um problema, mas foi deixado como marca do tempo dos anciãos.

São importantes para que desenhemos caracteres bonitos, então, faca-os sempre que for preciso.

Escrevendo na Ordem Correta

 – No é importante que o ultimo traço faca intersecção em duas partes, que as linhas sejam firmes e contínuas. Perceba que o ultimo traço da a ideia de que continuara fazendo um circulo. Em outras palavras, não termine o caractere com um traço reto.

Serie あ hiragana-a

 
 

 – Sua maior preocupação com o  é justamente aplicar o hane ao final do primeiro traço. Para conseguir fazer com perfeição, pense em uma lista de afazeres que, ao lado você preenche com um ‘check’ aquilo que concluiu. Vale ressaltar que o segundo traço é um pouco menor que o primeiro.

Serie あ hiragana-i

 
 

– Também composto de dois traços, o primeiro nos remete ao acento crase, porem mais curvado e não chega a ser totalmente vertical. O ideal é que a curva do segundo traço fique um pouco protuberante em relação ao comprimento do primeiro.

Serie あ hiragana-u

 
 

– É composto por dois traços, assim como o anterior e o primeiro deles, segue o mesmo padrão do anterior, lembrando a crase. O segundo traço, nos remete a letra Z de nosso alfabeto estilizada. Com certeza não haverá dificuldade em praticar este caractere.

Serie あ hiragana-e

 
 

 – O último caractere desta serie é bem parecido com o primeiro. Este possui 3 traços e o terceiro deles é uma continuação do segundo. Ao se imaginar um circulo, ele traz uma fluidez para o caractere que o faz ainda mais coeso.

Serie あ hiragana-o

 
 

Nos próximos posts teremos mais conteúdo para prática do que foi aprendido aqui.

Matta ne!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *