Romero Britto e o Universo Kawaii Juntos no Japão

romero britto squeaki

Muitos de nós, brasileiros, temos grande admiração pela arte e cultura japonesa. Todavia, também podemos perceber essa reciprocidade ao vermos japoneses representando nossa arte, como por exemplo, a cantora Tsubasa Imamura, que interpreta de forma única nossas canções. Olhando para este cenário artístico, durante os meses de junho e julho deste ano, toda a irreverência, autenticidade e jovialidade da arte de Romero Britto, renomado artista brasileiro, pode ser admirada de pertinho no Japão.

O Universo Kawaii e Romero Britto, juntos no Japão!

Até o dia 04 de julho, 80 obras estarão em exposição nas lojas de departamento da Sogo-Seibu, em Tóquio. Essas obras que estão em exposição fazem parte da campanha “Oi Brasil 2016 Bacana! Os Cariocas são Bacanas!” Durante este período, serão duas as exposições oferecidas pela companhia japonesa.

Entre as obras de destaque presentes na exposição organizada pela Sogo-Seibu, estarão “Novo Dia”(2013), “Space”(2015), “Squeako”(2006) e “Mickey’s New Day(2013). Confira essas e outras obras abaixo:

 

 

Informações Adicionais

  • Até 12 de junho, no Seibu Shibuya, ala A, 7o. andar
  • De 22 de junho a 4 de julho, no Seibu Ikebukuro, Bekkan, 2o. andar, Seibu Gallery
  • Entrada: 500 ienes para adultos e gratuita para abaixo de koko (ensino médio)

Mais informações (em japonês): https://www.sogo-seibu.jp/brasil2016/britto/

 

Breve Biografia de Romero Britto

Caso goste de conteúdo interativo e prefira ouvir um podcast falando sobre Romero Britto, Alexandre Otoni, o Jovem Nerd, entrevistou o artista, num Nerdcast sensacional que vale muito a pena conferir. Basta clicar aqui!

De Recife para o mundo, Romero nasceu em 1963, e ainda na infância, com apenas 8 anos de idade desenvolveu seu gosto pela arte, fazendo suas primeiras criações com sucatas e materiais diversos.

Totalmente fora de sua realidade, o artista não tinha um referencial ao seu redor. Contudo, mesmo sendo filho de família humilde, tinha apoio e recebia materiais de arte para estudar.

Neste período de sua vida, introduziu a grafitagem ao seu trabalho, que posteriormente virou um grande marco de suas obras. Aos 14 anos conseguiu vender sua primeira obra à Organização dos Estados Americanos.

Já com 17 anos de idade, tornou-se um aluno da Universidade Católica de Recife, onde começou o curso de Direito. Eram tempos difíceis em Recife, mas isso não o desanimou. Devido as necessidades que passava e por conhecer o lado “sombrio, triste e sem vida” de sua realidade, pintava quadros e mais quadros para trazer mais cor e alegria ao seu redor. Foi assim que começou a surgir a identidade atual de seus trabalhos.

O restante da sua forma de expressão veio por influência de viagens que realizou ao redor do mundo para conhecer a arte que, até então, só tinha visto nos livros. Sua principal influência vem de Pablo Picasso e do cubismo.

Misturando a cultura pop e a arte contemporânea, Romero Brito conquistou o mundo!

Durante sua permanência nos Estados Unidos, onde está atualmente residindo, fez seu nome ao colocar sua arte numa campanha publicitária para uma marca sueca de Vodca. A partir daí, sua carreira cresceu exponencialmente, de tal modo que, ninguém menos que Walt Disney se encantou pelo trabalho do artista brasileiro e inseriu a arte deste em seu parque temático.

Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.

Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *