Ano Novo no Japão

ano-novo-japao

“Oshogatsu” ou Ano Novo é o maior feriado do Japão. Pra começar, vale ressaltar que o Natal não é tão valorizado pelo Japão (uma vez que grande parte do país é xintoísta e este feriado é tipicamente Cristão). 

 

Por este motivo quase toda a população japonesa trabalha no natal normalmente, bem diferente do que acontece aqui no Brasil, onde muitos aproveitam a data para ficar com os familiares. Outro fato interessante é que as decorações de Natal ficam presentes somente até o dia 25 de dezembro.

 

No dia seguinte não é comum ver algum tipo de decoração e em alguns casos, até as lojas retiram tais artigos de exposição.

Em compensação, no ano novo a coisa muda de figura e os japoneses têm três dias de muita celebração, mas, ao contrário do que acontece por aqui, geralmente não há fogos de artifício e possui um significado semelhante ao nosso natal, onde essa comemoração é feita entre familiares e com um tom mais solene.

 

Tradições do Ano Novo

Nesta época a decoração de muitas casas é tradicionalmente feita com “mochi”, um tipo de bolinho de arroz. São empilhados 2 deles e no topo é acrescido uma laranja ou mikan (uma espécie de tangerina).

 

Essa ‘decoração’ faz parte da tradicional oferta aos deuses do Xintoísmo denominada “Kagami Mochi”. O kagamimochi é dividido no dia 11 ou 14 de janeiro, dependendo da região, e distribuído entre membros da família.

 

Existem famílias que cultivam seu próprio arroz e fazem esses bolinhos para seus deuses. Este feriado é importantíssimo para as famílias e grande parte das pessoas comemoram com seus pais. Nestas ocasiões, durante a manhã de ano novo é feita uma soma com arroz e osechi chamada zouni. O osechi é feito com pequenas porções de comidas variadas. Cada uma delas são consideradas elementos de “boa sorte”.

Joya no Kane

ano-novo-japao

No ano novo, os templos e santuários ficam lotados pois, tradicionalmente, eles frequentam vários destes para orar. Em vários deles há filas enormes para que se possa fazer a sua oração. A ocasião é tão grandiosa que em santuários maiores podem até ocorrer festivais com barracas no exterior do local.

 
Esse tipo de celebração é parte do que chamamos de Hatsumode,ou, ‘primeira visita do ano ao templo’. Vale ressaltar que o hatsumode somente é considerado nas visitas feitas de 01 à 03 de janeiro. Depois disso, mesmo sendo a primeira visitação não contempla o período referente as celebrações do ano novo.

 
Geralmente a visita ao templo é feita com o intuito de orar, pedir por prosperidade e de revitalização para o ano que se inicia. Embora muitos locais sejam preenchidos por turistas, a essência da festividade ainda é religiosa.

 

 

Ano Novo Em Casa

Algumas pessoas aproveitam esse feriado para viajar e visitar seus familiares.

Tem um programa de TV que é famoso por mostrar no ano novo várias celebridades fazendo coisas engraçadas e até ridículas. Todo ano é assim. Para melhor exemplificar, imagine um Chef de cozinha ao estilo “Kitchen Hell”.

 

Ao invés de colocar um chester na mesa, ele pega objetos normais de casa, como uma randoseru e coloca-a de forma que pareça ou lembre o chester, mas a brincadeira não para por aí. Eles colocam o objeto selecionado na mesa, juntamente com o restante da comida de verdade. se não bastasse tudo isso, algumas pessoas ainda “experimentam” os objetos e comidas e precisam adivinhar qual delas é de verdade.

 
Há também um programa musical chamado Kohaku Uta Gassen e a ‘tradição’ de assistir este programa iniciou-se por volta dos anos de 1960. Neste programa que é exibido pelo canal NHK é uma especie de batalha musical com equipes formadas pelos melhores e mais populares artistas do ano corrente.

 

Obs: Esse tipo de atividade descrita acima não faz parte da cultura tradicional, mas sempre estão presentes como forma de entretenimento no ano novo.

 

Falar de ano novo e não falar dos “Nengajou” é como falar do valantine’s day e não comentar sobre o chocolate. (caso tenha dúvidas, pode acessar nosso post sobre o Dia dos Namorados e entender mais sobre a ocasião).

Os engajou são cartões que você compra nos correios. São cartões especiais que geralmente são enviados a amigos e conhecidos nesta época do ano.

 

O sistema postal japonês trabalha incansavelmente pra tentar entregar cada um destes cartões no dia 1 de janeiro. Se você está se perguntando “o que tem demais nestes cartões?”, saiba que na parte inferior de cada um destes,há um numero de loteria. Logo, pra cada cartão que você receber, automaticamente está com uma chance a mais de ganhar prêmios dos correios. Os prêmios podiam variar de TV a viagens, mas atualmente os prêmios são quase sempre em dinheiro.

 

Mas os detalhes sobre o sistema postal japonês serão descritos futuramente em um post dedicado exclusivamente a explicações sobre endereço e localização.

 

Para saber mais curiosidades sobre o ano novo no Japão  acesse Mais Curiosidades

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *