Ano Novo Chinês 2015

ano novo chines

Todo ano, desde 2005 é comemorado no Bairro da Liberdade, o maior evento da cultura chinesa realizado no país. O ano novo chinês.

Neste ano, a festividade (que é a mais importante do calendário da China), celebrou o ano do Carneiro.
Para quem não sabe, o calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar.
A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Cada um destes animais tem uma representação que podem ser consideradas um reflexo do próprio universo (de acordo com a crença Chinesa).

Veja abaixo um breve resumo sobre a característica de cada um destes:

 

Rato (Shu)

Popular por natureza, o nativo deste signo tem a seu favor a honestidade e o melhor equilíbrio entre razão e emoção. Por outro lado, sua franqueza acaba sendo interpretada como arrogância ou grosseria, o que em facilmente afasta pessoas. Não suporta rotina, tem forte desejo de liberdade e seu coração exala generosidade.

 

Boi (Niú)

São introvertidos e cautelosos em suas ações. Não demostram seus sentimentos com facilidade e dão prioridade para si próprio. No amor, é o signo que melhor se destaca, sendo o mais atencioso e caprichoso em suas ações. São muito atenciosos à família, visando sempre proporcionar o melhor aos entes queridos.

 

Tigre (Hu)

Sendo nativa deste simbolo, a pessoa tem como principal característica querem impor sua singularidade. Não gosta de disputas e não tem sexo como prioridade. Estão sempre em busca do novo e possui alta percepção dos fatos. Dão preferência pela estabilidade, transparecendo deslealdade ou convívio apenas por interesse, mas sua busca pela verdade absoluta equilibra sua personalidade.

 

Coelho (Tú)

Possui características evidentes de timidez. Com a espiritualidade elevada com relação aos demais signos, encontra dificuldades em vivem num ambiente consumista. Sempre se empenha ao máximo naquilo que se propõe a fazer. Não possui apego as coisas nem a locais, sendo viajante nato. Tem grande versatilidade com as situações adversas e possui forte expressão corporal.
Na questão amorosa é um signo inconstante, sendo infiel em momentos de stress elevado.
A arte é uma forte característica dos nativos deste signo.

 

Dragão (Long)

Portadores de espírito aventureiro e de personalidade forte, estão sempre em busca do novo, não toleram rotina e frequentemente procuram novos desafios. Devido grande ambição, quase sempre estão insatisfeitos com tudo e com todos a sua volta, podendo, inclusive, assumir ações de natureza agressiva. Tem grande senso protetor e na vida amorosa, é o signo mais ativo, agindo sempre de maneira dominante entre os lençóis.
Serpente (Shú)

São pessoas que esbanjam sensualidade e afetividade. São eximes trabalhadores, sempre tendo destaque naquilo que realizam. São teimosos por natureza e algo que chama a atenção é que é um dos signos mais complicados para ser submisso. Tem grande capacidade e é persistente naquilo que ambiciona. Na vida amorosa se mostram egoístas, o que não é uma regra mas rege a maioria dos nativos deste signo.
Cavalo (Ma)

São pessoas perfeccionistas, seletivas, e apreciam a intelectualidade, buscando sempre pessoas fortes intelectualmente falando para consolidar seus relacionamentos. Como defeito apresentam um caráter volúvel, no qual os afetam de tal forma que suas atitudes são inconstantes e imprevisíveis. Buscam no amor um prazer mais sutil, presando a conquista como principal característica. Também apresentam áurea misteriosa.

Carneiro (Yang)

A pessoa nativa deste signo é a que mais possui bondade em suas ações, são estes os mais compreensivos, contudo, acabam transparecendo ingenuidade, o que pode aproximar pessoas de má índole e por consequência sofrer algum tipo de exploração destas. Além de ser caprichoso em suas ações, o nativo do signo de carneiro estes possuem grande apego pela família e temem a solidão.


Macaco (Hóu)

De modo geral, o indivíduo deste signo é generoso, responsável e em grande parte dos casos é um ser emotivo. Algo que acaba afetando sua personalidade é o fato de ser orgulhoso e pode vir a menosprezar o próximo com certa facilidade. Sua sexualidade é exercida mais do que em qualquer outro signo, sendo inclusive chamado por alguns de “o signo da sedução”.


Galo (Ji)

Não é apegado os bens materiais, é demasiado perfeccionista, portanto, metódico e altamente dedicado a tudo que se propõe a fazer. O perfeccionismo quando não alcançado ocasiona o a depressão. São impiedosos quando criticados, pois isso é algo que tem dificuldades em aceitar.

 

Cão (Gou)

Habilidade artística inigualável. A parte negativa fica por conta do pessimismo que o assola com facilidade. Possui ambição acima dos padrões comuns.
Possui facilidade com o relacionamento interpessoal, em especial com pessoas do sexo oposto.

 

Porco (Zhu)

Personalidade forte com áurea cheia de mistério. Possui as características de um bom observador.
Quando contrariado, expõe sua irritabilidade exacerbada e tem traços vingativos.

 

Veja abaixo uma tabela que mostra o ano em que o indivíduo nasce e qual seu respectivo signo no calendário chinês:

 

 calendario chines

 

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o cada um dos signos que compõem o calendário chinês, falaremos sobre a data mais importante para os Chineses, O ANO NOVO.

Por ser Lunissolar, as datas não são fixas como ocorre em nosso calendário. A cada ano o evento é comemorado em dias diferentes.

Em sua 10ª edição na cidade de São Paulo, na Liberdade, o ano novo chinês foi comemorado nos dias 21 e 22 de fevereiro no bairro mais oriental da capital.

Muitas foram as atrações dentro da festividade. Para quem ia até a Rua dos Aflitos, era possível tirar uma foto no painel que representava a Cidade Proibida e a grande Muralha da China.

Se a intenção era apenas comprar alguma lembrancinha para se recordar da ocasião, o que não faltou foi oportunidade para fazer a aquisição de alguma mercadoria. Eram muitas as barraquinhas que ofereciam diversos artefatos, brindes e até um Chapéu no estilo Chinês estava a venda para quem quisesse se protegem do calor de 32ºC.
Algo que merece destaque foi a presença de painéis de curiosidades espalhados nos arredores da estação, nestes era possível aprender um pouco mais sobre a cultura da China, conforme pode ser visto abaixo:

 

 

Um dos patrocinadores divulgou um serviço que foi criado em parceria com a vivo, mostrou ser possível aprender de maneira descomplicada o tão temido Mandarim.
O Kantoo Mandarim é o primeiro programa de ensino de mandarim via celular feito especialmente para brasileiros. O programa contém SMS, portal de voz, aplicativo – e neste momento é um produto exclusivo para assinantes VIVO de todo Brasil. Com este programa, o aprendizado de mandarim fica disponível e acessível para todos os Brasileiros!

Caso haja interesse em saber mais sobre o assunto, basta clicar no link abaixo:

http://www.kantoomandarim.com.br/

Outro patrocinador importante foi o Instituto Sidarta, que foi pelo espaço família dentro do evento.

Além da comemoração, houve a tradicional feirinha da Liberdade, o que foi bom para os que participaram da festividade, uma vez que os preços se mostraram estáveis e era possível se alimentar, se hidratar e ainda levar uma lembrança portando apenas R$30 reais.

 

 

Um fato que merece ser citado é que como sempre, a organização do evento contou com vários colaboradores, que foram muito bem treinados e mesmo aqueles que não conheciam muito a região, conseguiram ajudar bastante quem pedia informações. Devo parabenizar também a base de informações que estava localizada na esquina da Rua do Estudante com a Rua Galvão Bueno. Eles estavam dando informações em português e em inglês, alguns dos voluntários davam dicas e informações em chinês.
Apesar da grande quantidade de pessoas, o evento não apresentou problemas nos quais fosse necessária a intervenção policial.

 

posto policial

 

Além dessas atrações houveram apresentações no palco principal, onde era apresentado o Festival. No Sábado ocorreram intervenções ao vivo de alguns tele jornais da capital paulista trazendo assim uma excelente cobertura e divulgação do evento. No domingo foram mais pessoas que no sábado.

O auge da festa foi próximo as 12:30 quando foi comemorada a chegada do novo ano, como principal acontecimento do evento, a passagem dos dragões pela Rua Galvão Bueno até a chegada do Palco principal.
Foi um prazer imenso estar presente e poder fazer o registro do que mais chamou a atenção no evento.
As fotos vocês podem ser vistas abaixo. Os registros fotográficos podem ser acompanhados na íntegra na nossa página do Facebook e na nossa página no Google+.

 

 

Veja abaixo a primeira parte da série de vídeos sobre o festival, os os demais vídeos dos dragões podem ser vistos em nosso canal do YouTube.