Last Updated:

Zankyou no Terror – Resenha

Categorias Animes Mangás e Games0 comentário
Terror in Resonance

Já conhece o Anime Zankyou no Terror? E Terror in Tokyo, já ouviu falar? Saiba que ambos os nomes se referem ao mesmo anime. Em alguns países ainda há outro nome, Terror in Resonance. Bem, antes de mais nada, qualquer semelhança com fatos reais são mera coincidência. É assim que somos ambientados logo de cara ao assistir a abertura do anime.
Ao contrário do que o nome inicialmente sugere, não trata-se de um anime de zumbis como High School Of The Death. Este, apesar de também ter alguma ambientação escolar, é bem diferente de Another mesmo tendo o suspense como principal característica.
Este anime é recente, foi lançado no meio do ano passado, ou seja, completará um ano de lançamento já na próxima semana. Caso você tenha Netflix, poderá acompanhar a série via Streaming por meio deste provedor.
Imagine-se em uma situação um país tem sua principal usina nuclear assaltada após um atentado terrorista… Pânico na certa… E é exatamente assim que começa a trama. Esse atentado terrorista seria o marco do que estaria por vir, muito terror, pânico, medo e destruição.
Cerca de seis meses depois outro ataque é feito, desta vez causando destruição.
O que surpreende e deixa todos muito intrigados são as pessoas que se apresentam como causadoras de tal tragédia: Dois adolescentes!
A partir daí, inicia-se uma frenética investigação buscando identificar esses mal feitores e acabar com o medo que assola a cidade.

 

Ficha Técnica

 

Zankyou-No-Terror-nine

 

Nome: Nine (número 9)
Características:
Este é um dos protagonistas da trama. Nine, também conhecido como Esfinge #1 é um dos adolescentes que espalhou o caos na cidade de Tóquio. Sendo o “cabeça” na articulação das ações que desafiam a polícia, Nine é um cara frio, calculista e odeia cometer erros. Não parece muito a favor de relações sociais e não aparenta ter uma fraqueza.

 

 

Ficha Técnica

 

Zankyou-No-Terror-twelve
Nome: Twelve (número 12)
Característica:
Twelve é o coração da dupla, o lado mais sentimental. Conhecido como Esfinge #2, este se mostra sorridente, super a favor de relações sociais, contudo, direto em suas colocações, assustando e muito quando resolve dizer algo sério, isso porque adota métodos cruéis para assustar a vitima sem esboçar alteração de humor. Apesar disso, o número doze se mostra mais amistoso e é o cara que põe a mão na massa, que de fato aparece na maioria das ações. Piloto oficial da dupla e dono de uma inteligencia invejável, essas são as características que compõem o perfil deste que também é um protagonista do anime. Doze ainda por cima é o raio de alegria do anime, em meio a tanta tragédia este é o cara que sempre busca o lado positivo das coisas, tantando transparecer ser um adolescente comum e sensato. (que antagônico né?).

 

 

Ficha Técnica

 

Zankyou-No-Terror-lisa


Nome: Lisa Mishima
Característica:

Lisa é uma adolescente que não tem uma vida boa. Seus pais são separados e ela não tem um bom relacionamento com a mãe (com a qual convive). Ela se mostra sempre pra baixo e sem muita expectativa de vida, uma vez que passa por um momento tão difícil. Contudo, algo transforma a vida dela pra sempre: Quando o atentado no centro de Tóquio ocorre, ela estava no lugar errado e na hora errada. o número 12 verifica que Lisa viu ele espalhando os explosivos e pergunta se ela quer morrer ou ser cúmplice. Sem saber o que fazer e com medo da morte, escolhe ser cúmplice. Mas ela só percebe o que fez após o primeiro atentado. Ela é a personagem do bem da trama.

 

 

Ficha Técnica

 

Zankyou-No-Terror-policial
Nome: Shibazaki Kenjirou
Característica:
Este é o policial que resolve investigar o caso após ficar anos trabalhando no arquivo da polícia por conta de um afastamento que só é explicado no meio da trama. No passado ele era um dos melhores detetives da corporação, obtendo êxito em grande parte dos casos em que atuava. De personalidade mais tranquila este é um típico analista, no qual sempre busca ler as entrelinhas. Suas habilidades de investigação superam as expectativas pois este policial procura fatos além do que estão evidenciados, sempre faz a leitura das entrelinhas tentando prever o próximo ato do grupo terrorista.

 

 

 

O que eles têm em comum?
Todas as personagens de Zankyou no Terror tem uma característica marcante: a Persistência.
Até a inocente Lisa, que em vários momentos se mostra indiferente em estar sendo usada, como se não houvesse diferença entre viver e morrer, nos momentos em que ela é pressionada, ela age de (mesmo que de certa forma em desespero) buscando dar o seu melhor, errando, sofrendo, passando por diversas situações, não dá o braço a torcer e é por isso que ela tem seu lugar garantido mesmo quando parecia um peso morto no decorrer da trama. Falando dos demais personagens já descritos acima, todos são inteligentíssimos, sendo a trama do anime ocorrendo em torno dessa batalha de egos, onde o mais esperto sobrevive, triunfa, alcança os seus objetivos (ou não). Afinal, temos os mocinhos (mocinho e mocinha) e os vilões. (Peculiares, sendo apenas adolescentes, surpreendem com sua capacidade excepcional de raciocínio e domínio das tecnologias.

 

 

O que esperar do Anime?

Há vários relatos sobre Zankyou no Terror, tais como a comparação com outros animes do mesmo gênero,  nos quais as pessoas concordam e outras que discordam. O fato é que não dá pra negar a semelhança com uma aclamada e conhecida trama de Death Note. Vários aspectos, desde a investigação criminal até a personalidade de alguns personagens nos remete as pensativas situações nos quais o caderno da morte nos levava.
Os fãs de Death Note podem não gostar muito da comparação, mas é necessário nos atentar a um detalhe importante: O Death Note tem situações sobrenaturais, seja o caderno em si, sejam os Shinigamis. Já Zankyou no Terror, é muito próximo da realidade e há bom embasamento histórico, informações tecnológicas e o mais importante, não envolve o sobrenatural em momento algum da história…
A trama é muito bem trabalhada e o desenrolar da trama depende da resolução de charadas, no fato de haver uma uma questão que não é abordada da abertura do anime até seu último episódio, que é a sigla VON, e que tem lá algum vinculo com tudo o que ocorre. Outra coisa que nos acomete com certa frequência é: Até onde a personalidade das personagens vai interferir do desenvolvimento da história, até quando essa menina (Lisa) que não tinha nada a ver com o peixe ficará envolvida nisso, como tudo acaba?
Tudo isso e muito mais é esperado deste super anime, que não veio para substituir Death Note, mas que se mostra uma grande construção e que merece atenção!
É claro que ainda há mais gente que surge para apimentar a trama e deixar tudo com muito mais emoção. Se você é daquele tipo que classifica um anime de acordo com a porcentagem assistida (Ex: Determinado anime tem 20 episódios você assiste de 15% a 25% pra saber se vale a pena ver ou não). Se começar a ver um e for para o segundo, não terá vontade de parar de ver. É viciante! Só para que tenha uma ideia do que lhe aguarda, veja abaixo a abertura deste anime de tirar o fôlego!

 

 

 

 

Considerações Finais
Se suspense e boa constituição de enredo são fatores determinantes para que você acompanhe um anime, Zankyou no Terror é um prato cheio para seu deleite!
Apesar de ser uma trama curta, de apenas 11 episódios, sua composição é muito boa.
O mistério que ronda a sigla VON, os nomes das personagens ocultos e o uso de números são algo que trazem ainda mais suspense a trama. Um fato que é curioso é a forma com que a investigação tem continuidade. Os links que vão sendo construídos entre passado e presente, as ações que podem mudar a qualquer momento o rumo da história, trilha sonora muito boa, melodias tristes e melancólicas que enfatizam o nome do anime e dão o peso necessário nas cenas… Terror (caos) , drama, suspense tudo isso e muito mais aguardam você caso resolva assistir este anime.