Last Updated:

Sword Art Online – Arco 1

Categorias Animes Mangás e Games1 comentário
sword-art-online-capa

Sword Art Online é um anime que conquistou o coração dos jogadores de RPG pois sua trama tem como base um game, onde, o participante precisa finalizar todo o jogo para conseguir sair de dentro dele.

Sim, o jogo é totalmente imerso em uma realidade virtual…

Tudo começou no ano de 2022, quando lançaram um equipamento de realidade virtual de última geração capaz de fazer com que o jogador sentisse todas as sensações proporcionadas pelo nosso corpo por meio de um capacete com neurotransmissores chamado NervGear. 

Este capacete seria o marco de uma nova era dentro do universo tecnológico, onde a realidade virtual fosse completamente possível.
Para que o equipamento tivesse de fato alguma utilidade foi desenvolvido um jogo: Sword Art Online.
SAO seria o primeiro VRMMORPG (Virtual Reality Massive Multiplayer Online Role Playing Game).
Imagine a seguinte situação: Você cria seu personagem e depois passa a vivê-lo. É isso que o VRMMORPG proporciona!

Essa nova realidade ou marco tecnológica foi disponibilizada apenas para 10.000 pessoas em todo o mundo sendo 1000 delas, jogadores da fase beta de Sword Art Online.

 

Resenha de Sword Art Online

Kazuto Kirigaya, é um jovem que faz parte do seleto grupo de beta-testers, o que lhe dá privilégios sobre grande parte dos jogadores por já ter conhecimento acerca do jogo. 

Ele também é o protagonista do Anime, mas dentro de Sword Art Online, assim como grande maioria dos jogadores de RPG possui outro nome: Kirito.

Logo no início do jogo Kirito (nome que Kirigawa escolhe para jogar) é abortado por outro jogador, Klein, que questiona sobre como proceder no jogo, pede dicas e tudo vai muito bem….até que… algo inesperado ocorre: 

Ao fazer uma verificação em seus menus, os jogadores de Sword Art Online aos poucos percebem que há algo estranho… 

Não aparece a opção de Logout, ou seja, não há como sair do jogo!

 

Sword-Art-Online-01

“Isso é um Jogo, mas não é brincadeira” é certamente uma das melhores frases para explicar o que se passa no anime após alguns instantes acompanhando a trama.

 

Isso se deve ao fato de que poucas horas após o início do jogo, diversos players percebem que aquele jogo agora passa a ser a realidade deles, não apenas simulada, mas que de fato seu HP passa a ser sua vida e os SKILL suas habilidades.

A imagem acima mostra o momento em que o anúncio oficial foi dado pelo criador do Jogo.

A história se passa em Aincard, um mundo baseado em um castelo de ferro onde cada andar corresponde a um level. 

Para sair do jogo, é necessário concluir os 100 estágios que o jogo disponibiliza.

Agora que já foram devidamente ambientados em Sword Art Online, conheceremos alguns dos principais personagens.

Personagens Principais 

Kirito

Nome: Kirigaya Kazuto – “Kirito” 
Características marcantes:
Kirito, nosso protagonista é um típico beater (jogador que jogou a fase beta), que não gosta de jogar em guildas (grupo), é um exímio espada chim, e tem como principal característica a determinação. 

Em vários momentos se mostra muito maduro, sempre pensando nos outros, se colocando nas linhas de frente para ajudar os mais fracos.

Klein

Nome: Tsuboi Ryoutarou  “Klein”
Características marcantes: 
Este foi o primeiro amigo de Kirito no Anime. 

Logo nas primeiras cenas dentro de Aincard, local onde se passa o Sword Art Oline, Klein aparece questionando Kirito sobre como adquirir Skills. 

Este é muito determinado e ao longo da trama é participante de uma guilda. 

Orgulhoso e muito dedicado a ser o melhor, fica na expectativa de um dia se tornar mais forte que Kirito.

asuna

Nome: Yuuki Asuna – “Asuna”
Características marcantes:
Asuna é uma guerreira das linhas de frente e é uma das mais importantes personagens do Anime, aliás, também protagoniza a trama ao lado de Kirito, sendo esta, a vice comandante da guilda Cavaleiros do Juramento de Sangue.

Sua maior habilidade é saber cozinhar… e muito, ela alcançou level máximo na habilidade de cozinhar (sabendo ela cozinhar muito bem na vida real também). 

Outro ponto forte da personagem é que é estrategista e que também é muito persistente.

 

O Que Eles Têm em Comum? 

Estes personagens citados são apenas os mais importantes da trama contudo, mesmo os que aqui não foram citados tem sua importância, uma vez que cada um tem uma função dentro de Sword Art Online, assim como ocorre em qualquer RPG.

Temos os ferreiros, os negociantes de itens, os grupos assassinos, ladrões, enfim…quase tudo que um jogo de realidade virtual pode proporcionar.
Outro fato em comum é que todos foram abalados momentaneamente ou não ao descobrir que suas vidas estavam em risco. 

Todos são muito unidos dentro de seus grupos já que um depende do outro para se manter vivo. 

Claro que nem tudo são rosas, mas as personalidades de cada um, mesmo com as particularidades são semelhantes, todos almejam voltar ao mundo real.

 

O que esperar do Anime?

Se você curte RPG, histórias com bom enredo, cenários que de fato representam a história que está sendo contada e de boa música, sem contar na principal característica dos shoujos (um romancezinho) este anime foi feito pra você.

A parte em que é explicado que para sair do jogo é necessário “zerá-lo” é provavelmente uma das partes mais tensas do anime, onde se vê o desespero, a tristeza, vários dos sentimentos que atordoariam qualquer pessoa em sã consciência…

Realmente muito bem representado pelas cenas expostas tanto no mangá quanto no anime.
A trama toda gira em torno de um castelo de ferro no qual possui 100 andares, sendo cada um deles, um level a ser vencido.

Para que o jogo seja concluído é necessário vencer 100 mestres (Boss). 

Sobreviver não é uma tarefa fácil e o fator psicológico sem dúvida é o que motiva (ou não) o jogador a se manter vivo.
Quanto a ambientação, a troca de cenas é simplesmente fantástica, cada cenário nos dá a idéia de estar mesmo dentro de um RPG, simplesmente incrível. 

Abaixo seguem algumas paisagem de SOA em Aincard.

 

Invalid Displayed Gallery

 


Considerações Finais

Sword Art Online é um lindo anime que mostra como seria vivenciar um RPG. 

A trama é muito bem trabalhada (AINCARD, foco deste post). 

Aqui, tudo é muito bem explicado, com muita coesão textual e de ambientação, além da adaptação perfeita dos 2 volumes que compõem a história em mangá.
Sword Art Online ou “SAO” para os íntimos tem uma história muito legal que deixou a desejar com relação ao tamanho do Anime.

Aincard é composto por apenas 14 episódios e certamente é a melhor parte de SAO, que na verdade é composto por 2 seasons divididas em duas partes.

Notas do Autor

Neste post abordamos apenas Aincard, ou a primeira temporada do Anime para que não houvesse Spoiler a cerca do restante. 

Super recomendo que assista ao menos um ou dois episódios. 

Se não gostar, nem precisa continuar… 

Contudo, à medida que for acompanhando o enredo, não conseguirá desgrudar os olhos da tela. 

Na minha opinião, foi o único arco realmente relevante, com fatos muito bem linkados e com a essência temática (RPG) em foco. 

Não foi à toa que foi eleito o melhor anime de 2012 na temporada de verão.

E você, o que achou de Sword Art Online? Ainda não assistiu? Veja e deixe seu comentário!

1 ideia sobre “Sword Art Online – Arco 1

  1. Sword Art Online é um anime que termina no 14º capítulo – ou seja, o primeiro arco da série – o resto da trama é encheção de linguiça. O primeiro arco é uma obra-prima, ainda que tenha muitos furos – mas mesmo na light novel esses furos também estão presentes – é no mangá que está sendo ainda lançado no Japão que a maior parte das brechas (não todas) estão sendo preenchidas. O segundo arco – aquele das fadinhas, é um desastre, chega a ser cretino – o must de SAO, justamente, era o de não haver mágica nem toda essa bobagem. E mais, em SAO o principal era que você morria se morresse no jogo… em AOL isso não só não acontece como querem ainda colocar um pouco de fan service e imouto-complex na obra, o que a faz cair muito. A segunda temporada é melhor que o segundo arco, mas nem de longe se compara com o primeiro e é um outro anime – muito inferior a SAO. Mas o anime longa metragem que está para passar no ano que vem tem um assunto que me empolga: o da reralidade aumentada. Vamos ver se vai ser bom mesmo – embora ainda pense que SAO deveria ter sido melhor trabalhado e que, como Bleach ou Dragon Ball, deveria estar passando ainda, visto que o legal seria ver Kirito chegar ao 100º nível e saber como e porque etc… Só uma pergunta: Kirito era casado com a Sachi? Fica no ar, mas parece que eles tinham algum relacionamento, mas não eram casados, porém, Kirito não esboça muita reação na morte dela, a não ser culpa… estranho. Bem, é mais ou menos isso…

Comente este post!