Last Updated:

Kaichou Wa Maid Sama – Resenha

Categorias Animes Mangás e Games0 comentário
kaichou_destak2

Você já foi a um Maid café? Tem vontade de conhecer? Sabe como vivem as atendentes destes estabelecimentos? O que te atrai e te faz sentir vontade de ir a um lugar destes?
Ficou curioso(a) para saber mais? Acompanhe este post até o final, Kaichou wa Maid Sama é o anime desta semana!
Neste post falarei sobre o anime e darei uma prévia do nosso post sobre os Maid Cafes, por meio da resenha do próprio anime (já que a temática é justamente sobre este assunto).

Tudo começa com uma jovem estudante (Misa) que é a presidente do Conselho Estudantil de sua escola. Ela é implacável e por algum motivo não facilita as coisas para os meninos. Seu maior objetivo é tornar a escola melhor para a vivencia das meninas que sempre foram minoria.
No período da tarde ela trabalha em um Maid Cafe (um estabelecimento como o Starbucks, por exemplo, mas com o diferencial que as atendentes se vestem como empregadas – geralmente o traje é baseado nas roupas do século 18). Isso é no mínimo estranho há que ela “odeia” garotos e é super rígida com todos os meninos da escola.

A escola inicialmente era um colégio somente de meninos, contudo, desde que ela entrou para o Conselho estudantil, ela tenta mudar a imagem do colégio inserindo cada vez mais meninas para que haja equilíbrio e essa luta é percebida desde o primeiro minuto do anime.
Já no trabalho ocorre exatamente o oposto, ela é super gentil, atendendo caprichosa e atenciosamente seus clientes (que em sua grande maioria são meninos).

Certo dia, um dos estudantes da escola (Usui) a vê naqueles trajes, mas acha que está vendo demais e aguarda o horário de saída das empregadas para tirar suas conclusões. Misa então é descoberta. Mas ao contrário do que ela pensa o jovem Usui não espalha o que descobriu, ele prefere manter isso como seu segredo e faz disso seu “hobby”.

De certa forma ele a manipula. A partir daí a trama é desenvolvida, mostrando os bastidores de como funciona um maid café e como é a vida de quem trabalha neste tipo de estabelecimento.

Além da vida escolar e da vida de trabalho, ela ainda tenta se dedicar a sua família. Ela é a irmã mais velha e mora com a caçula e a mãe. Ayuzawa é muito pobre e sua irmãzinha ama cupons e promoções, e é dessa forma que ela ajuda em casa. A mãe dela não trabalha mas faz as tarefas em casa com a filha menor.
Não é uma vida fácil e por este motivo Misaki se dedica em ser a melhor tanto na escola (para não chatear a mãe e para satisfazer seu próprio ego) quanto no trabalho (por realmente precisar dele).

 
Obs: No Japão, é comum as mulheres não trabalharem e apenas os maridos serem a fonte de recursos. No entanto, este padrão cultural está mudando nos últimos anos e já se vê muitas mulheres trabalhando e algumas até tendo maior parte na contribuição do sustento da família.

 

 

 

Ficha Técnica

 

Nome: Misaki Ayuzawa

Características marcantes:

Esta é a nossa protagonista, sendo uma garota “super poderosa” do negócio. Ela é tipo uma mulher maravilha… Tudo o que se propõe a fazer é a melhor (bem…quase tudo).

É muito rígida com relação a regras, sempre tenta manter tudo na mais perfeita ordem. É super atenciosa, carinhosa, exímia praticante de Aikido e é autossuficiente. Sua principal característica é a persistência.

Seu ponto fraco é seu ódio exagerado pelos meninos pois seu pai abandonou ela e a família, deixando-as em dificuldades, o que a levou a trabalhar no café. Não é muito feminina fora do café, utilizando seu Aikido sempre que necessário, preferindo usar roupas baratas e sempre se priva das coisas para ajudar as outras pessoas.

 

 

Ficha Técnica

 

 

Nome: Usui Takumi

Características marcantes:
Sendo outro personagem marcante em toda a série, Usui é o protagonista da história. O Usui é o menino que qualquer cara gostaria de ser: Inteligente, bonito, habilidoso em tudo o que faz, (tipo assobia e chupa cana enquanto toca flauta… Sim ele é um mito!).

Para completar esse mar de características, é misterioso, o que aguça a curiosidade para saber de onde ele tira tanta habilidade. O ponto fraco do personagem (já que nem tudo são flores) é que ele é um “aliem pervertido” (diversas vezes ele é tratado assim por Misa-san). Ele é popular entre as garotas, sempre partindo corações por ser muito seco em suas respostas, dizendo não querer relacionamento com ninguém.

Diversas vezes expõe-se por meio de atitudes estranhas que reforçam a ideia de que ele realmente pode ser um pervertido desenfreado. Sua principal característica é observar e perseguir pessoas (em especial Misa). Frequentador assíduo do café de onde ela trabalha sempre aparece do nada e “salvar o dia”.

 

Coisas em Comum

Ambos possuem personalidade forte, sempre em busca de seus ideais e por serem jovens, obviamente acabam sendo cabeça dura. São orgulhosos e odeiam dever favores, querem sempre estar um passo a frente em tudo que se dispõem a fazer. Algo interessante é que estão na dependência um do outro. Usui aprendeu a conviver com Misaki e não consegue pensar em uma rotina sem que a presidente do conselho esteja presente. Já Ayuzawa, tenta ao máximo fazer tudo por conta própria, mas quando ela mais precisa, mesmo não aceitando, ele está lá para socorrê-la.

kaichou

 

 

O QUE ESPERAR DO ANIME

O principal sobre este anime é conhecer a fundo como funciona um maid cafe, isso nos mínimos detalhes, desde escala ou jornada de trabalho a promoções diárias ou mesmo eventos organizados dentro do café como festas temática para atrair novos frequentadores. Um fato curioso é a forma que as regras são dispostas. Existem normas que devem ser seguidas a risca no café, caso isso não ocorra você pode ser convidado a se retirar do recinto. Veja abaixo algumas delas (lembrando que cada estabelecimento possui suas regras mas as que seguem são padrão na maioria deles).
– Não toque em uma Maid (atendente).
– Não peça o telefone.
– Não tirar fotos dentro do estabelecimento sem permissão.
– Não insulte as atendentes.
– Evite o uso de palavras de baixo calão.
Eu particularmente curti bastante saber mais sobre a história dos maid, como são gerenciados, como são usadas as habilidades pessoais das atendentes para melhor desenvolvimento de suas tarefas e como o companheirismo (ou atitudes opostas) influenciam no dia a dia de cada uma.

Existem muitos personagens importantes durante toda a trama, contudo, como o foco foi descrever a parte que fala sobre o maid, decidi falar apenas da protagonista, justamente para que haja mais interesse na trama, okay?

 

 

Considerações Finais

Se gostou do que leu até agora, Kaichou wa Maid Sama é um anime que foi feito pra você!

Tem muitos risos do inicio ao fim, romance, ensinamentos sobre costumes e tradições?

Talvez.

O anime tem como foco principal mostrar como funciona um Maid Cafe e claro, como todo shoujo, possui uma historinha divertida, com alguns momentos “estacionários”, mas que de modo geral te prende bastante ao enredo, trazendo curiosidade sobre os próximos episódios. Como não pode faltar, nos ensina conceitos culturais sobre o Japão pois em vários momentos são vistas cenas do cotidiano dos estudantes, em especial de Misa.

Mediante a tanta coisa que ocorre no decorrer do anime, como sugestão, indico que acompanhem ao menos a abertura do Anime (logo abaixo) e na sequência, fazerem um comparativo com o que foi descrito neste post. Assim, caso as expectativas continuem altas, poderão assistir Kaichou wa Maid Sama com muito mais entusiasmo!

Outro fato legal é que com este anime é possível aprender muito sobre a vida colegial e em especial como agem os otaku, quais são seus gostos, o que ocorre dentro de um maid cafe…. São muitas as lições deste anime, além da história de vida de cada personagem que também nos faz refletir sobre o porque as pessoas agem de determinada maneira.
Depois deste anime, certamente terá outra concepção acerca das ações de pessoas que estão a sua volta.

Acompanhe abaixo a abertura do anime:

Além do anime, há também o mangá sobre a história. São 18 volumes no total. O mangá possui traços um pouco diferentes da animação (algo comum, mas que incomodou um pouco pois acompanhei primeiro o anime para depois ler o mangá pois o mangá tem mais história que o anime. O anime acaba no que seria o oitavo volume do mangá). Então, sugestãozinha novamente….Leiam o mangá, ambientem-se e vejam o anime!

De modo geral a história está bem contada em ambos os casos e super vale a pena assistir e ler a versão impressa. Como grande parte desse tipo de animação, há também o live action, que saiu um pouco do que deveria, e foi baseado na história mais curta (do anime), mas é tão divertido quanto.

Se gostou, não esqueça de nos ajudar comparilhando este post

Até a próxima semana!