Another – Resenha

Another é um anime de suspense que fala sobre uma cina que assombra o Colégio Yomiyama do Norte, em especial sua turma da sala 3, do 9º ano. A história do anime ocorre dentro do Colégio, portanto é obviamente um anime escolar.

O Colégio Yomiyama passa por essa assolação desde que uma aluna morreu no início do ano letivo em meados de 1960. Este fato chocou a todos pois ela era inteligente, bonita e tinha uma ótima personalidade. Tanto os professores quanto os alunos adoravam Misaki. Mas, logo que começou a nona série, a Misaki, a aluna mais popular da escola desde a 7ª série morreu.Tudo estava indo “bem”, alunos e professores estavam superando a ausência de alguém tão presente… Certo dia, um aluno da sala apontou para a mesa da Misaki e falou: “A Misaki não está morta. Ela está bem ali.” Deste ponto em diante a escola ficou sendo perseguida por essa lenda urbana…

Abaixo temos uma foto da turma que Misaki (a aluna que morreu) fez parte.

turma.antiga

Após 26 anos da tragédia, Koiuchi Sakakibara, um menino que morava em Tóquio com o pai, se muda para a casa dos avós maternos, na cidade onde sua mãe nasceu, Yomiyama pois seu pai viajou para a Índia a trabalho. Koichi então é matriculado no colégio, contudo, devido a problemas de saúde, fica um tempo sem ir as aulas.

No seu primeiro dia de aula ele conhece uma menina chamada Misaki Mei, mas parece que ele é o único que tem coragem o suficiente para conversar com ela e falar sobre ela. Eles recomendam que se afaste de Mei senão coisas ruins podem acontecer…

Koichi percebe que há algo estranho na sala, com os alunos, inclusive com os professores, mas ninguém lhe conta o que é… Aí inicia-se a trama!!!

Abaixo temos a turma atual da classe 3 do 9º ano.

turma.atual

 

 

 

Ficha Técnica

 

sakakibara_kouichi
Nome: Kouichi Sakakibara
Características:
Sakakibara é um menino introvertido e pouco comunicativo, contudo atencioso e curioso. Ele é o protagonista de Another, o aluno que tenta solucionar o problema de sua sala e impedir que mortes aconteçam. É um garoto de 15 anos que foi transferido de Tóquio para Yomiyama. Nesta cidadezinha, ele vive com seus avós e sua tia, Reiko. Como seu pai trabalha na Índia e sua mãe faleceu durante seu nascimento. Sakakibara tem uma grande curiosidade para os eventos de 26 anos atrás que fez a classe temer  a morte.

 

 

Ficha Técnica

 

misaki

 

Nome: Mei Misaki

Características:

Misaki é a protagonista feminina de Another. É com certeza muito bonita, com cabelos negros, franja longa e corte “chanel” emoldurando o seu rosto, baixinha e misteriosa. É uma aluna que os alunos temem pelo fato de seu nome ser o mesmo que o da aluna falecida há 26 anos. Outro fato curioso é o tapa-olho que ela usa durante toda trama. Para saber o porquê é necessário que assista a trama (pra ter graça).
Apesar de toda essa áurea misteriosa e macabra, Misaki é muito doce, de bom coração e possui um gosto peculiar com relação as bonecas. Sua relação com a família é exposta no decorrer do anime, mas ela tem um passado triste.

 

Coisas em comum?

Todos os alunos da sala 3, 9º ano do Colégio Yomiyama tem um medo irrefutável da morte devido a lenda que se criou na escola. O foco principal de todos é fazer silêncio sobre aquilo que sabem com o intuito de se manter longe de tal assolação. Além dos personagens principais acima citados, temos os outros alunos da classe que mantém o clima de terror e suspense com atitudes estranhas e com desenvolvimento quase que inexistente dos personagens na trama, causando até certa monotonia (é algo tenso para anime deste gênero, causa muita curiosidade).

Algo comum em basicamente todos os animes escolares é o fato de a família ser apresentada de forma muito superficial, no caso de Another não é diferente, (com exceção de Koiuchi, que tem sua família bem ativa na trama).

 

O que esperar do Anime?

 

logo

 

Se você gosta de mistério, drama, suspense e terror (apesar de ser abordado de forma discreta), de uma história na qual precisa ficar prestando atenção, de desenvolvimento de história mais lento e sem muita complexidade, Another foi feito pra você! Além destes pontos positivos, há a questão da trilha sonora, que desde a introdução do Anime já cativa e é muito apropriada para o gênero. A trama aborda alguns fatos culturais do país tais como excursão escolar, costumes cotidianos e tradicionais da cultura e amizade na escola. É um bom anime que cumpre com o que promete.

 

 

Considerações Finais:

Fazendo um apanhado geral de Another, é perceptível que ele tem pontos muito positivos e outros pode não agradar a todos. As partes positivas ficam por conta de Misaki Mei, uma menina macabra, envolta de suspense, com um jeito estranho de agir. Além disso, como já citado acima, pra quem gosta de música clássica e muita guitarra, Another é um prato cheio. Sonoplastia de boa qualidade.
A parte de animação em si, produção de cenários e alguns elementos muito macabros como as bonecas que sempre aparecem são com certeza a cereja do bolo de Another.

 

 

Algo que pra uns é ótimo e para outros é uma pena é que Another possui apenas 12 episódios. Outro fato que pode deixar a desejar é o desenvolvimento dos personagens na trama, que de modo geral ocorre de forma mais lenta do que o habitual para o gênero, faltando deixas para que o espectador desvende “A lenda do Colégio”.

Já assistiu Another? O que achou da resenha? Não deixe de comentar!

Você pode gostar...

%d blogueiros gostam disto: