Akihabara – O paraíso Otaku

Akihabara-destaque

Localizado na cidade de Tóquio, Capital japonesa, o distrito de Akihabara (ou Akiba para os íntimos) é mundialmente famoso por ser o “berço” das novas tecnologias, (inclusive sendo chamado por alguns como “o bairro mais nerd do mundo”), contendo mais de 250 lojas, dos mais diversos tamanhos, focadas em eletro eletrônicos e produtos voltados ao público fanático por animes e afins.

 

O local é um centro de serviços e “showroom” de grandes fabricantes, bem como lojas duty-free e uma grande variedade de eventos. A cidade é bastante atraente aos olhos dos visitantes.Entre os muitos eventos temos os Festivais Denki-matsuri realizadas no verão e no inverno. Eles são os maiores eventos, e uma grande oportunidade para encontrar boas pechinchas que não deve ser desperdiçada. Aproveite o tempo para explorar plenamente este “Mundo dos Eletrônicos.”

 

 

 

Akihabara 1

 

 

 

Uma notícia boa é que além do japonês, muitas delas possuem atendimento em Chinês, Coreano e em Inglês. Recentemente algumas lojas implantaram também atendimento em português – estas, ainda são exceção, mas já é um avanço – o que ajuda e muito já que centenas de estrangeiros transitam pela cidade todos os dias.

 

 

 

História de Akihabara

Falando um pouco do contexto histórico, esta cidade começou como uma área especializada em equipamentos eléctricos na segunda metade da década de 1940, quando a fonte primária das pessoas de informações era de rádio. No início, um encontro de muitas lojas que tratam de peças de rádio surgiram no âmbito das estruturas ferroviárias JR elevadas.
Mais tarde este espaço tornou-se em um grande centro com reuniões de diversos grupos de pessoas e empresas com foco em tecnologia. Em especial, dos últimos 20 anos pra cá, com a popularização dos consoles e PC’s, o publico mais jovem foi sendo cada vez mais atraído, fazendo a Akiba que conhecemos hoje.

 

 

Além de Eletrônicos, você encontra muitas coisas relacionadas aos otaku (termo japonês que na tradução literal significa casa, mas que ganhou novo significado ao ser referido as pessoas que tem um fanatismo exacerbado acerca de algo (seja animê, mangá, música e afins).
Andando pelas ruas de Akihabara, você encontra diversas lojas dos mais variados seguimentos de alimentação à eletrônicos, de roupa à instrumentos musicais.

 

 

Abaixo uma breve descrição dos principais estabelecimentos procurados pelos estrangeiros em Akiba:

Maid cafe

 

 

Jovens japonesas vestidas como domésticas francesas do século 19 são um dos símbolos do bairro. Essas jovens ficam na rua distribuindo folhetos dos maid cafés. Um maid café é um restaurante ou bar em que as garçonetes usam uniformes de domésticas do século 19 e tratam seus clientes como se fossem seus mestres. Originalmente criados para atrair o público masculino japonês, os maid cafés atualmente também recebem famílias e turistas.

 

 

Butler Cafe

 

 

Em Akihabara há também butler cafes. O Butler Cafe segue o mesmo padrão do Maid Cafe, porém, são homens que  servem. Os mordomos são treinados para atender muitíssimo bem seus clientes, onde a maioria são do sexo feminino. Eles tratam as clientes como se fossem verdadeiras princesas, contudo, a principal diferença entre o Butler e o Maid é que no Butler você comumente encontra familiais fazendo visita ao local.

 

 

Ambos os cafés possuem regras e diferentemente do que muitos pensam, os maid cafés não são um antro de perdição ou algo do gênero, (apesar de ter nome “sugestivo”). Mas isso já é tópico de outro post.

 

 

 

Locais Sagrados

Templos budistas e santuários xintoístas são responsáveis pela fé em suas comunidades. Pois é, os otaku também procuram proteção. O centro da fé em Akihabara é o Kanda Myojin que fica no alto de uma colina, quase às margens das águas esverdeadas Rio Kanda. O local é tão frequentado que também é conhecido como “O templo dos Otakus”.

 

 

A história do santuário chega perto dos 1300 anos, embora as construções atuais sejam bem mais recentes. Isso é muito comum no Japão por causa dos diversos fenômenos meteorológicos e sísmicos.

 

 

O prédio atual data de 1934, reconstrução feita por causa do Grande Terremoto de Kanto, em 1923. Já o portão principal tem a altura de um prédio de dois andares e foi reconstruído em 1995. Repare bem na construção em vermelho e imagens dos deuses em formas de animais espelhados pelo santuário (Imagens acima).

 

 

Casas e Construções Tradicionais

akihabara casa

 

 

Há também uma área reservada a residências nas dependências de Akiba. Pois é amigos, se pensaram o mesmo que eu… Seria um sonho morar em Akihabara, bem no centro de Tóquio, tudo relativamente perto, com várias opções de locomoção e tudo isso a alguns passos de distância das principais ruas da cidade. Em primeira instância não é comum de pensar que haja residências em um local tão movimentado, mas ao parar e fazer uma análise dos grandes centros metropolitanos fica evidente que em todo lugar existe a parte residencial e a comercial.

 

 

Bem espero que tenham gostado dessa breve apresentação de uma das mais importantes localidades referentes ao universo otaku, o famoso distrito de Akihabara. No decorrer dos posts teremos mais detalhes sobre cada item aqui citado, para que haja melhor experiência  no nosso site.
Fiquem de olho nos próximos posts e não deixem de nos acompanhar nas redes sociais!

FACEBOOK

Você pode gostar...

%d blogueiros gostam disto: