Last Updated:

5º To-Sa Matsuri: Festival de Cultura Brasil – Japão

Categorias Japão no Brasil0 comentário

Todos os anos, desde 2011, o Senenkai (Departamento de Jovens) do Kochi-Kenjinkai (Associação dos Provincianos de Kochi no Brasil) fortalecem a iniciativa To-sa Matsuri ou Festival de Cultura, que neste ano completou sua quinta edição.

0 festival alcançou a marca de incríveis 70 mil pessoas no último ano, ganhando status de “grande evento”.

O intuito do To-Sa Matsuri é de propagar o espírito visionário de Sakamoto Ryoma e Ryu Mizuno, duas das principais influências e inspirações para realização do Evento que ocorre uma vez por ano no Parque da Água Branca, que fica na capital paulistana, a cerca de 200m do Metrô Barra Funda.

 

Várias Tribos, um Sentimento!

Assim como no ano passado, o To-Sa Matsuri conseguiu manter sua identidade mesmo havendo tanta diversidade no mesmo ambiente.

Haviam vários espaços dedicados a setores específicos da cultura do Japão, mas todos conversavam harmoniosamente uns com os outros, criando uma atmosfera quase que imersiva na cultura da terra do sol nascente.

Crianças e adultos aproveitaram as atrações que incluíram area de Cultura Tradicional (próxima ao palco principal), a area dos Gamers, onde estavam também muitos dos entusiastas se divertindo numa espécie de RPG, juntamente com os Cosplayers que estavam passeando por todo o evento, sem contar nas várias famílias que foram prestigiar o evento.

Brasil e Japão estavam interligados também na praça de alimentação, onde era possível comer de tapioca à onigiri. Tudo isso para que fosse possível realizar o principal objetivo do evento: Compartilhar a cultura e unir os povos, usando como principal artifício, o contraste entre Brasil e Japão!

Dentre os destaques do evento, além dos Shows e apresentações no Palco Principal tivemos a presença de lojas, instituições e de uma forte comunidade cosplayer apoiando o evento.

O pessoal da Lojinha do Cosplayer deixou sua marca ajudando vários visitantes a se sentir parte do evento com seus produtos que foram um sucesso, de lentes coloridas à perucas, além de vários acessórios. Crianças e adultos se divertiram muito. Abaixo você pode conferir algumas fotos:

 

Outro grupo que merece destaque é o União CDZ, que fizeram a alegria da criançada, além de interagir com o público em geral. Foram certamente um dos mais populares e comentados do evento. Abaixo, mãe e filha com parte do grupo:

 

tosa matsuri uniao cdz

 

Dentro e fora dos palcos, Akemi Matsuda, a embaixadora do Kawaii no Brasil estava lá, trazendo cor e alegria ao evento. Conversando com o público em português e em Japonês, trouxe para mais perto a sensação de estar na terra do sol nascente.

Não faltaram atrações neste evento maravilhoso, mesmo com chuva no domingo, muita gente compareceu e prestigiou esta festa!

akemi matsuda tosa matsuri

 

 

 

To-Sa Matsuri – Contexto Histórico

Sakamoto Ryoma, um dos revolucionários mais influentes e famosos da história do Japão, sendo responsável por derrubar o shogunato Tokugawa durante o período Bakumatsu. 

Nascido em Shikoku (antiga Província de Tosa) no ano de 1836, Ryoma passou maus bocados na infância e foi judiado por muitos anos na escola, até que sua irmã mais velha o matriculou em uma escola de esgrima. Ao atingir a maioridade já era um espadachim muito hábil.

Sendo filho de comerciantes de sake, Sakamoto e sua família conquistaram o título de mercadores samurai ( o nível mais baixo da classe dos samurais).

Aos 17 anos de idade, Ryoma estava em Edo, sendo discípulo de Chiba Sadakishium mestre samurai do estilo de kenjutsu Hokushin Itto-Ryu.

“Tornou-se um exilado ao deixar Tosa sem autorização, aos 28 anos. Mesmo nessa condição, ele percorreu o Japão, divulgando suas ideias sobre uma reforma no sistema político e econômico do país, com o objetivo de acabar com o sistema feudal.

Ryoma conseguiu formar uma aliança entre os dois clãs rivais mais poderosos da época, que foi decisiva para evitar derramamentos de sangue. Morreu em 1867, aos 33 anos, assassinado no dia de seu aniversário, cinco anos após deixar o Tosa. Abriu caminho para a modernização do Japão e é considerado o pai da Marinha Imperial Japonesa.”

Texto de citação do site oficial do Tosa Matsuri

 

Ryu Mizuno, um influente empreendedor e politico japonês. Era um homem letrado, detentor de títulos nobiliários, amigo pessoal do Imperador e aluno da primeira turma da Universidade de Tóquio, à época restrita à nobreza, é a personificação da imigração japonesa no Brasil.

Presidente da  Koukoku Shokumin Gaisha (Companhia de Emigração Imperial), Ryu foi o mentor e patrono da vinda dos primeiros navios com trabalhadores japoneses para os cafezais paulistas.

Ele foi de navio até o Chile e atravessou a Cordilheira dos Andes, foi para a Argentina e veio para o Brasil. Isso em 1906!

“Nas primeiras décadas do século passado, a imigração japonesa se intensificou, trazendo ao Brasil grande número de conterrâneos de Kochi-ken. Os imigrantes trabalhavam nas lavouras, mas mantinham vivas a cultura e tradições, bem como a culinária de sua terra natal.”

Texto de citação do site oficial do Tosa Matsuri

 

 

Comente este post!